Beleza é fundamental, dizia o poeta. Nas relações humanas, claro, isso não é o mais importante, e
Vinícius de Moraes seria muito criticado se falasse isso hoje. Porém, no mundo dos produtos e bens
de consumo, beleza ainda é o item mais importante. E foi por isso que o feio (aliás, ele nem é
tão feio assim mais) Toyota Etios hatch foi massacrado por seu irmão mais provido de beleza, o novo Toyota Yaris hatch, em julho.
Com a chegada do Yaris, o Etios viu suas vendas despencarem 40% na comparação com junho, ficando com apenas 1.790 unidades entregues. Atrás de modelos que nunca venderam tão bem, como por exemplo o Volkswagen Up!. E isso porque o Yaris nem foi tão avassalador assim com suas 2.872 unidades, que lhe deram a 23ª posição do mercado.
O Etios é um carro muito bom de dirigir, não há dúvidas, e sua dirigibilidade se assemelha muito com a do Yaris, que é mais caro. Mesmo assim, esse é o problema. Fica muito difícil para o consumidor chegar a uma concessionária Toyota e ter a total racionalidade de levar um Etios para economizar.
Publicidade
Preço não é tão mais alto e se dilui na parcela
O preço incial dele, com motor 1.3 de 101 cv, é de R$ 48.740, contra R$ 59.590 do Yaris com o mesmo propulsor. São R$ 10.850 que, diluídos nas parcelas, na emoção de levar um carro mais bonito para casa, com a vontade do vendedor de ganhar comissão maior, e com uma possível valorização maior do usado, acabam sendo deixados de lado pelo status.
São argumentos muito sólidos que deixam o Etios em um bruta desvantagem. Até porque, a Toyota nunca diria, mas é óbvio que é melhor vender carros mais carros, com lucratividade maior, do que modelos mais baratos com lucros achatados. Montadoras são feitas para ganhar dinheiro, mesma as que respeitam os clientes e se orgulham de seus carros robustos, como a Toyota.
Instagram: @dicopr
Agosto entra agora e dará para ver melhor no seu fim se isso é um movimento criado pelo lançamento do carro ou vai mesmo se sustentar e o Etios vai ser deixado de lado pelo consumidor. Na minha opinião, a queda não deve se manter em 40% e o Etios vai um pouco melhor no mês que vem. Mas não acho que chegue aos patamares de antes. 25% de canibalização seria a minha aposta.
Veja mais: Os lançamentos que vêm no segundo semestre de 2018
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.