Onboard

O carro feio que apanhou do irmão bonito em julho

Vendas do Toyota Etios caem 40% em julho por causa da chegada do Yaris, que é mais caro, mas muito mais interessante visualmente

Diego Ortiz

03 de ago, 2018 · 4 minutos de leitura.

feio" >
Novo Toyota Yaris
Crédito: Crédito: Toyota

Beleza é fundamental, dizia o poeta. Nas relações humanas, claro, isso não é o mais importante, e
Vinícius de Moraes seria muito criticado se falasse isso hoje. Porém, no mundo dos produtos e bens
de consumo, beleza ainda é o item mais importante. E foi por isso que o feio (aliás, ele nem é
tão feio assim mais) Toyota Etios hatch foi massacrado por seu irmão mais provido de beleza, o novo Toyota Yaris hatch, em julho.

Com a chegada do Yaris, o Etios viu suas vendas despencarem 40% na comparação com junho, ficando com apenas 1.790 unidades entregues. Atrás de modelos que nunca venderam tão bem, como por exemplo o Volkswagen Up!. E isso porque o Yaris nem foi tão avassalador assim com suas 2.872 unidades, que lhe deram a 23ª posição do mercado.

O Etios é um carro muito bom de dirigir, não há dúvidas, e sua dirigibilidade se assemelha muito com a do Yaris, que é mais caro. Mesmo assim, esse é o problema. Fica muito difícil para o consumidor chegar a uma concessionária Toyota e ter a total racionalidade de levar um Etios para economizar.

Publicidade


Preço não é tão mais alto e se dilui na parcela

O preço incial dele, com motor 1.3 de 101 cv, é de R$ 48.740, contra R$ 59.590 do Yaris com o mesmo propulsor. São R$ 10.850 que, diluídos nas parcelas, na emoção de levar um carro mais bonito para casa, com a vontade do vendedor de ganhar comissão maior, e com uma possível valorização maior do usado, acabam sendo deixados de lado pelo status.

São argumentos muito sólidos que deixam o Etios em um bruta desvantagem. Até porque, a Toyota nunca diria, mas é óbvio que é melhor vender carros mais carros, com lucratividade maior, do que modelos mais baratos com lucros achatados. Montadoras são feitas para ganhar dinheiro, mesma as que respeitam os clientes e se orgulham de seus carros robustos, como a Toyota.

Instagram: @dicopr


Agosto entra agora e dará para ver melhor no seu fim se isso é um movimento criado pelo lançamento do carro ou vai mesmo se sustentar e o Etios vai ser deixado de lado pelo consumidor. Na minha opinião, a queda não deve se manter em 40% e o Etios vai um pouco melhor no mês que vem. Mas não acho que chegue aos patamares de antes. 25% de canibalização seria a minha aposta.

Veja mais: Os lançamentos que vêm no segundo semestre de 2018

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.