O carro feio que apanhou do irmão bonito em julho

Vendas do Toyota Etios caem 40% em julho por causa da chegada do Yaris, que é mais caro, mas muito mais interessante visualmente

Novo Toyota Yaris Crédito: Crédito: Toyota

Beleza é fundamental, dizia o poeta. Nas relações humanas, claro, isso não é o mais importante, e
Vinícius de Moraes seria muito criticado se falasse isso hoje. Porém, no mundo dos produtos e bens
de consumo, beleza ainda é o item mais importante. E foi por isso que o feio (aliás, ele nem é
tão feio assim mais) Toyota Etios hatch foi massacrado por seu irmão mais provido de beleza, o novo Toyota Yaris hatch, em julho.

Com a chegada do Yaris, o Etios viu suas vendas despencarem 40% na comparação com junho, ficando com apenas 1.790 unidades entregues. Atrás de modelos que nunca venderam tão bem, como por exemplo o Volkswagen Up!. E isso porque o Yaris nem foi tão avassalador assim com suas 2.872 unidades, que lhe deram a 23ª posição do mercado.

O Etios é um carro muito bom de dirigir, não há dúvidas, e sua dirigibilidade se assemelha muito com a do Yaris, que é mais caro. Mesmo assim, esse é o problema. Fica muito difícil para o consumidor chegar a uma concessionária Toyota e ter a total racionalidade de levar um Etios para economizar.

Continua depois do anúncio

Preço não é tão mais alto e se dilui na parcela

O preço incial dele, com motor 1.3 de 101 cv, é de R$ 48.740, contra R$ 59.590 do Yaris com o mesmo propulsor. São R$ 10.850 que, diluídos nas parcelas, na emoção de levar um carro mais bonito para casa, com a vontade do vendedor de ganhar comissão maior, e com uma possível valorização maior do usado, acabam sendo deixados de lado pelo status.

São argumentos muito sólidos que deixam o Etios em um bruta desvantagem. Até porque, a Toyota nunca diria, mas é óbvio que é melhor vender carros mais carros, com lucratividade maior, do que modelos mais baratos com lucros achatados. Montadoras são feitas para ganhar dinheiro, mesma as que respeitam os clientes e se orgulham de seus carros robustos, como a Toyota.

Instagram: @dicopr


Agosto entra agora e dará para ver melhor no seu fim se isso é um movimento criado pelo lançamento do carro ou vai mesmo se sustentar e o Etios vai ser deixado de lado pelo consumidor. Na minha opinião, a queda não deve se manter em 40% e o Etios vai um pouco melhor no mês que vem. Mas não acho que chegue aos patamares de antes. 25% de canibalização seria a minha aposta.

Veja mais: Os lançamentos que vêm no segundo semestre de 2018
Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio