A Fiat Strada como conhecemos hoje vai morrer. Sua sucessora já roda em testes no Brasil como mostra o flagra do parceiro @vitor.spereira. Conhecida pelo código X1P, ela continuará tendo foco no trabalho. E, para cortar custos, ela será meio Frankenstein. Terá base de Argo, frente de Mobi e traseira de Fiorino.
Quando se fala em traseira de Fiorino, isso quer dizer que a picape manterá o eixo rígido que já acompanha a Strada. Ele é muito confiável, qualquer mecânico sabe mexer e funciona muito bem para o trabalho pesado. No uso urbano, ele deixa a picape mais molenga, mas isso é assunto para outro post.
Strada terá câmbio CVT
Outra novidade que a Strada vai trazer, dada em primeira mão pelo site Autos Segredos, é o câmbio CVT aliado ao motor 1.3 FireFly. Causa estranheza o uso deste tipo de transmissão com motor de baixa litragem em um carro pequeno. Mas segundo uma fonte da Fiat, o CVT está sendo trabalhado para o conforto e economia de combustível máximo, para que quem usa a Strada na “lida” tenha a vida um pouco mais mansa.
O interior da picape, segundo esta mesma fonte, será quase todo do Mobi. Mas alguns detalhes do exterior, na versão Adventure, vão emular os enfeites do Argo Trekking, versão aventureira do hatch que será lançada agora em abril.
Apesar de ser um projeto antigo, derivado do Palio, que já saiu de linha, a Strada continua um sucesso de vendas, brigando sempre com a Toro, também da Fiat, pelo espaço de picape mais emplacada do Brasil. Portanto, é um risco tirar um sucesso absoluto assim do mercado. Mas quem não arrisca, não petisca.
Usados bons para comprar com até R$ 40 mil
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HYUNDAI HB20 PREMIUM AT 15/15 - R$ 38.500
A versão de topo do HB20 é bem equipadinha, com ar-condicionado automático, central multimídia e bancos de couro. O motor é um valente 1.6 de 128 cv acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
2/10
PEUGEOT 208 1.2 ACTIVE 17/18 - R$ 38 MIL
O 208 com motor 1.2 pode não ser um arroubo de desempenho, mas é muito econômico e gostoso de dirigir na cidade. Além disso, o hatch é estiloso, confortável e bem acabado.
3/10
CHEVROLET PRISMA LTZ 1.4 AT 14/15 - R$ 40 MIL
O Prisma é o sedã compacto mais vendido do País. Unidades mais antigas, mas da versão de topo com câmbio automático, já podem ser encontradas abaixo dos R$ 40 mil. Vale pesquisar os menos rodados e com histórico de manutenção em dia.
4/10
VOLKSWAGEN JETTA 2.0 11/11 - R$ 38 MIL
Quem quiser rodar de sedã médio já consegue comprar um Jetta 2011 por menos de R$ 40 mil. O motor 2.0 é antigo, mas é valente e consegue dar desempenho satisfatório ao modelo. O espaço interno é amplo e o porta-malas é cavernoso, com mais de 500 litros.
5/10
FORD FIESTA TITANIUM MANUAL 13/14 - R$ 38 MIL
O pulo do gato é evitar as versões com câmbio automatizado Powershift e procurar um modelo manual mesmo. A versão Titanium é a de topo do Fiesta e o hatch tem itens importantes, como sete air bags, ar-condicionado automático e bancos de couro.
6/10
HONDA FIT LX 15/15 - R$ 40 MIL
Com R$ 40 mil já é possível levar um Fit da geração atual. A versão é a de entrada, bem pelada, e tem só o básico. Mas o Fit é espaçoso, prático, econômico e barato de manter.
7/10
CHEVROLET ONIX LTZ AT 14/15 - R$ 39 MIL
A versão de topo do Onix é uma compra certa. O modelo é confiável, bem equipado e tem uma desejada transmissão automática. A central multimídia ainda é a primeira versão do MyLink, mas quebra o galho.
8/10
VOLKSWAGEN FOX HIGHLINE 1.6 15/15 - R$ 38 MIL
A versão de topo do Fox é pra lá de bem equipada, tem o mesmo motor 1.6 de 120 cv usado no Polo atual e com um pouco de pesquisa dá até pra encontrar unidades com teto solar elétrico.
9/10
CHEVROLET SONIC SEDAN 13/14 - R$ 38 MIL
Quase ninguém lembra do Sonic, já que o modelo ficou pouco tempo em mercado e não era dos mais populares. O sedã é espaçoso e gostoso de dirigir. O motor 1.6 de 120 cv dá conta do recado e o câmbio automático ajuda no dia a dia. Bom para quem quer sair da mesmisse.
10/10
TOYOTA ETIOS X 1.3 17/18 - R$ 39 MIL
Com R$ 40 mil até dá para levar modelos mais antigos de versões mais equipadas. Mas os 17/18 já são reestilizados e ganharam o bom painel digital. Todos também têm câmbio manual de seis marchas, ante as cinco do modelo mais antigo.
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