A Fiat sempre foi ousada no mercado brasileiro. Lançou as versões Adventure de seus carros (até do Doblo), está sempre com séries esportivas enfeitadas e criou a Toro, uma quebra de paradigma no mercado. E é justamente a picape que será alvo agora de outra ousadia da marca. Segundo a revista Quatro Rodas, o modelo será o primeiro Fiat brasileiro a receber o motor 1.3 Turbo Flex Firefly.
Colocar seu primeiro motor turbo de baixa litragem em seu modelo mais pesado não parece ser a estratégia mais coerente. Mas há outros dados que renegam isso. Este 1.3 vai gerar cerca de 180 cv e 27,5 mkgf, bem mais que os 139 cv e 19,3 mkgf do manco 1.8 que equipa o carro hoje.
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E este 1.3 turbo conseguirá matar também o 2.4 Tigershark que gera 186 cv. Ou seja, haverá uma economia de escala muito significativa e que faz todo sentido em tempos de enxugamento de custos. Fora isso, a intenção de colocar este motor primeiro na Toro, segundo fonte ouvida pelo repórter José Antonio Leme, e não no Jeep Renegade, como era especulado até então, é a diferença de volume. Como a Toro tem menos unidades vendidas, fica melhor para ajustar o pós-venda e a escala de produção.
Mas logo depois este motor chegará ao Renegade e até ao Compass. Porque não fará sentido algum manter o 2.0 Tigershark de 166 cv tendo um 1.3 Turbo mais moderno e mais potente. Do ponto de vista de mercado, ter apenas um motor para equipar três carros que são sucesso de venda é o sonho hoje de qualquer fabricante de automóveis.
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