Onboard

Fiat Toro vai ganhar motor 1.3 Turbo de 180 cv

Novo motor da Fiat vai estrear na picape Toro e vai tirar o manco 1.8 Flex de 139 cv de linha e o 2.4 Tigershark ao mesmo tempo

Diego Ortiz

12 de mar, 2019 · 3 minutos de leitura.

toro" >
Fiat Toro
Crédito: Crédito: Fiat/Divulgação

A Fiat sempre foi ousada no mercado brasileiro. Lançou as versões Adventure de seus carros (até do Doblo), está sempre com séries esportivas enfeitadas e criou a Toro, uma quebra de paradigma no mercado. E é justamente a picape que será alvo agora de outra ousadia da marca. Segundo a revista Quatro Rodas, o modelo será o primeiro Fiat brasileiro a receber o motor 1.3 Turbo Flex Firefly.

Colocar seu primeiro motor turbo de baixa litragem em seu modelo mais pesado não parece ser a estratégia mais coerente. Mas há outros dados que renegam isso. Este 1.3 vai gerar cerca de 180 cv e 27,5 mkgf, bem mais que os 139 cv e 19,3 mkgf do manco 1.8 que equipa o carro hoje.

Publicidade


15 carros com consumo de combustível muito alto

E este 1.3 turbo conseguirá matar também o 2.4 Tigershark que gera 186 cv. Ou seja, haverá uma economia de escala muito significativa e que faz todo sentido em tempos de enxugamento de custos. Fora isso, a intenção de colocar este motor primeiro na Toro, segundo fonte ouvida pelo repórter José Antonio Leme, e não no Jeep Renegade, como era especulado até então, é a diferença de volume. Como a Toro tem menos unidades vendidas, fica melhor para ajustar o pós-venda e a escala de produção.

Mas logo depois este motor chegará ao Renegade e até ao Compass. Porque não fará sentido algum manter o 2.0 Tigershark de 166 cv tendo um 1.3 Turbo mais moderno e mais potente. Do ponto de vista de mercado, ter apenas um motor para equipar três carros que são sucesso de venda é o sonho hoje de qualquer fabricante de automóveis.

Viu algum carro camuflado ou algum segredo? Manda para mim no diego.ortiz@estadao.com que eu publico aqui!


Os carros mais vendidos em fevereiro

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.