A Ford Courier foi lançada no Brasil em 1997 nas versões L, CXL e Si. Vinha de base com um motor 1.3 de diminutos 60 cv. Mas o que ela não tinha de moderna, compensava com uma absurda robustez (há unidades dela rodando em trabalho pesado até hoje) e com a maior caçamba da categoria. Para se ter uma ideia, ela pesava 1.045 kg e podia levar 750 kg.
Agora, seis anos após o fim da produção, a Ford vai trazer de volta o nome Courier para uma de suas picapes. Ela será a nova intermediária entre as compactas e as médias, para rivalizar com a Ford Toro, Renault Oroch e a vindoura Volkswagen Tarok.
Os carros mais vendidos em fevereiro
A Courier será baseada na nova Ranger da foto (em versão Raptor) e usará a plataforma C2, que é a do novo Focus. Havia uma expectativa dela já ser fruto de recém assinada parceria da Volkswagen com a Ford e compartilhar tudo com a Tarok. Mas não. Ela terá vida própria porque será lançada ainda em 2021, ou seja, o projeto já está pronto. Inclusive, rodando em testes.
Publicidade
Esta picape não será produzida no Brasil. Segundo fontes, a Ford está enxugando suas atividades operacionais no País e este investimento não está previsto para cá. Prova disso é o fechamento da fábrica de São Bernando do Campo e a demissão de 700 pessoas em Camaçari. A nova Courier vai "sobrar" mesmo para o México, para abastecer também os Estados Unidos.
Viu algum carro camuflado ou algum segredo? Manda para mim no diego.ortiz@estadao.com que eu publico aqui!
15 carros com consumo de combustível muito alto
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.