Onboard

Hatches médios morreram no Brasil

Vendas de Cruze, Golf e Focus desabam nos últimos anos e não suportam mais novas gerações destes carros para serem lançadas no Brasil

Diego Ortiz

28 de fev, 2019 · 4 minutos de leitura.

hatches" >
Golf GTi
Crédito: Crédito? Volkswagen/Divulgação

O Volkswagen Golf chegou ao Brasil em 1994 em sua terceira geração e logo caiu nas graças da classe média que queria um carro jovem, moderno e excelente de dirigir. Qualidades que ele, inclusive, tem até hoje entre os hatches médios. Na quinta geração, de 2003, o modelo já deixou de ser fabricado por aqui por questões de custo. A sexta também não veio. Em 2013, 10 anos depois, o mercado brasileiro foi agraciado novamente com um Golf totalmente novo, para a alegria dos puristas. Sua versão GTi, até hoje, é de encher os olhos.

Mas por culpa das quedas das vendas e, principalmente, pela chegada canibalesca dos SUVs, o Golf viu sua popularidade despencar. Não só a dele. É triste afirmar, mas o segmento de hatches médios morreu no Brasil. O Chevrolet Cruz Sport6, líder da categoria, teve 652 unidades vendidas em janeiro deste ano. Golf 276 e Ford Focus, 107.

+ Os 20 carros mais vendidos em janeiro de 2019

Em 2013, ano disruptivo por causa da chegada do Gol ao Brasil novamente, as vendas em dezembro foram de 2.658 unidades para o Cruze, 2.047 para o Golf e 1.476 para o Focus. Em pouco mais de cinco anos, os hatches médios foram agonizando de uma forma lamentável, muito deles já abandonados pela marcas, que já disseram que vão apostar em novos SUVs e deixar eles para lá.

Publicidade


Estas baixas vendas inviabilizam qualquer geração de novos hatches médios no País. Qual marca que será louca de investir milhões de reais em modelos cujas vendas são de 200 unidades mês, quando vendem. Nem se o carro fosse feito de plástico reciclado com rodas de madeira ele teria margem para investimento com estas vendas e no preço que custam.

Eu, particularmente, fico muito triste com este fim. O segmento de hatches médios é um dos meus preferidos no mundo automotivo, atrás apenas da peruas. E o Golf sempre foi um alvo para a minha garagem, que sempre foi desviado pelo preço do seguro altíssimo, aliás. Talvez agora seja a hora, embora eu já saiba que será difícil que não me sentir um urubu.

+ Veja os SUVs que vão chegar ao Brasil em 2019

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.