HB20 cola no Onix pela primeira vez em dois anos

Vendas da primeira quinzena de março mostram o Hyundai HB20 apenas mil unidades atrás do Chevrolet Onix

Hyundai HB20 Crédito: Crédito: Hyundai/Divulgação

O Chevrolet Onix tem dado uma surra em seus concorrentes há muito tempo. Mas parece que um dos adversários decidiu levantar mais uma vez e deu um golpe forte neste início de março. Na primeira quinzena do mês, o Hyundai HB20 teve 4.552 vendas, contra 5.545 do Chevrolet Onix. Apenas 993 unidades à frente.

Pode parecer muito, mas não é. Faz dois anos que o compacto da Hyundai não chega tão perto de seu grande rival em termos de número. Em fevereiro, por exemplo, a diferença no fechamento do mês foi 18.392 unidades do Onix contra 8.055 do HB20. Mais de 10 mil carros. Para ter o mesmo desempenho do mês passado, o Chevrolet teria que praticamente triplicar seus emplacamentos nos próximos 15 dias. Algo que seria digno de recorde.

Continua depois do anúncio

A primeira conclusão a se chegar seria a de que, com tantas notícias falando sobre a chegada do novo Onix, o interesse pelo atual modelo finalmente esfriou. E que as pessoas estão esperando para investir na nova geração do carro. Porém, bastou falar com alguns vendedores para ver que não é bem isso. os vendedores Alexandre, Felipe e Lima da concessionária Absoluta e a vendedora Eliane da Vigorito foram categóricos em afirmar que ninguém chega no salão das lojas perguntando pelo novo Onix. E que levam para casa o atual felizes da vida.

Carros de base como o Onix são vendidos na “boca do caixa” como se diz. O cliente pechincha, pede acessórios, financia muito, é uma compra bastante racional. Não é um consumidor de SUVs de R$ 100 mil que já chega na loja sabendo qual carro e qual versão ele quer comprar.

O cliente de base, segundo os vendedores, precisa ser convencido. É preciso mostrar que ele vai levar vantagem na compra. E não me parece uma vantagem muito boa comprar um carro que vai mudar totalmente e que não está com uma super promoção no momento.


Coisas que não evoluiram nos carros

Veja mais: detalhes da galeria

Sobra então o argumento da frota. É possível que a GM não tenha fechado uma boa venda corporativa para seu Onix Joy, versão mais barata do carro e que mais vende. É a que tem o visual antigo antes da reestilização. Podemos lembrar também que o HB20 vai mudar em breve e que poderia ser alvo do mesmo fenômeno de desinteresse. Mas aqui está em jogo mais a queda do Onix do que uma super venda do HB20.

De qualquer forma, é bom ver a briga entre os compactos se acirrar de novo. Independentemente da marca, quando há mais competição, quem ganha é o consumidor.


Viu algum carro camuflado ou algum segredo? Manda para mim no diego.ortiz@estadao.com que eu publico aqui!

Carros para comprar até R$ 80 mil

Veja mais: detalhes da galeria

 

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio