Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Renault Kwid Crédito: Renault/Divulgação

O Renault Kwid manteve seu ótimo desempenho no mercado em abril, com 7.319 unidades vendidas. Número que lhe deu a quarta posição no ranking dos mais vendidos, atrás apenas do Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka.

O preço baixo, a partir de R$ 32.790, ajuda na questão das vendas, obviamente. Mas não é só isso. Tanto que seu principal rival, o Fiat Mobi, tem o preço bem parecido, de R$ 32.990, e vendeu e vende bem menos. O segredo de sucesso do Kwid está na sua genial a bem sucedida estratégia de marketing de se colocar como um SUV no País.

O desenho bem resolvido, mil vezes melhor que o do Mobi, ajuda na função. E suas características de ângulo de ataque e altura em relação ao solo, segundo o Inmetro, o caracterizam como um SUV. Portanto, dizer que o Kwid é um utilitário-esportivo não é um erro técnico. Mas lamento, este purista aqui não consegue fazê-lo. Tratarei o Kwid como subcompacto, pelo menos nesta minha bolha aqui.

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Alguns argumentos poderiam ser adicionados também ao Kwid para explicar seu sucesso de vendas além disso, mas sem muita eficácia. As vendas diretas é um deles. O Kwid teve 29% de vendas diretas, que podem ser para empresas e frotistas, em abril. O Mobi teve 24%. Não é uma diferença significativa que colocaria o Mobi perto do Kwid no ranking.

Carros de sucesso que não existem aqui

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Estes 24% significam que 76% dos Kwid entregues são para pessoas que vão lá escolher o subcompacto/SUV por diversos motivos. Economia de combustível é um deles, manutenção barata também. Espaço interno definitivamente não. Digamos que eu não sou uma cara pequeno, mas caibo em outros modelos compactos. E eu não coube no Kwid. Foi o primeiro carro que avaliei que eu não consegui posição de dirigir.

Você deve estar se perguntando sobre o outro subcompacto do mercado, o Volkswagen Up!. Bem, ele sofre de megalomania desde o lançamento. Tem motor turbo em algumas versões, cinco estrelas em testes de colisão, espaço interno surpreendente para suas dimensões e mais algumas outras coisinhas. Que somadas fazem seu preço inicial ser de R$ 49.590. Um Kwid e dois terços. Porque só rezando mesmo para o Up! vender bem.


Os carros mais vendidos de abril de 2019

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