As ‘naves’ que a classe média rejeita

Honda Civic e Volkswagen Golf fazem muito sucesso, mas só com quem ainda não pode comprá-los

Honda Civic 2018 Crédito: Crédito: Honda

A função de avaliar veículos nos obriga a rodar pela cidade inteira, para verificar como o carro se comporta em pisos diferentes, curvas mais fechadas e diversos outros parâmetros. Só ir e voltar para casa de “naves” não resolve a questão. E nessas de ir e vir, estas andanças pela cidade me levam a lugares cercados de mansões e por outros onde revestimento de massa na parede de tijolo é luxo.

E há dois modelos, que estão longe de serem os mais vendidos de seus segmentos, que fazem muito sucesso em locais mais humildes: Honda Civic e Volkswagen. É muito curioso constatar que esses dois carros são sonho de consumo absoluto para pessoas que não podem comprá-lo. E sejam deixados de lado pelos que podem.

Instagram: @dicopr

Continua depois do anúncio

No caso do Civic, ele teve 2.084 unidades vendidas em julho, contra 4.364 do Corolla, seu grande rival. Para o Golf, o segmento já é mais restrito, com o líder Chevrolet Cruze indo parar em 405 garagens. Mesmo assim, o Golf teve menos da metade disso, com 187 entregas. Mas vá perguntar de Corolla e Cruze na “quebrada” para ver se alguém liga? Eu perguntei e a resposta é não, ninguém liga.

Veja mais: velocidades máximas dos carros dos anos 1980

Veja mais: detalhes da galeria

Também perguntei os motivos. Os do Civic são design mais moderno e motor turbo (que o pessoal geralmente não sabe que é só na versão de topo, mas sabe que tem). No do Golf, bem… Gol é Golf, é sonho de consumo desde o GTi dos anos 2000. “O Golf anda muito” é sempre a resposta.


As “naves” dos sonhos

No campo dos sonhos, coisas como manutenção, durabilidade, cesta de peças, seguro e consumo não entram na conta. Facilidade de revenda e desvalorização também não. E fica ainda mais difícil elucidar esse mistério porque os carros citados não são ruins nestes aspectos, muito pelo contrário.

Há alguma outra coisa que faz com que os líderes sejam líderes e as “naves” não. Preço de tabela pode ser um e boca a boca também. Para Civic e Golf, a falha talvez seja um mero erro de público alvo em aspectos essenciais, já que sucesso eles fazem, só que com o público “errado”.

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio