Novo HB20 chega em setembro e não será outra geração

Hyundai vai usar a plataforma atual no próximo HB20 e vai focar todo o seu desenvolvimento na parte visual do carro

Hyundai Saga Crédito: Crédito: NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Modelos de volume costumam ganhar uma reestilzação a cada dois anos e meio e depois uma nova vida com uns cinco anos de mercado. Mesmo para esse prazo, a Hyundai já estaria atrasada com o HB20, que foi lançado há quase sete anos. Porém, a marca decidiu que vai mudar apenas o que precisa mudar e o novo HB20 não será uma outra geração. Vai ser alvo apenas de uma grande mudança visual.

O estilo será similar ao do conceito Saga, que a marca mostrou no Salão do Automóvel de 2018 disfarçado de mini-SUV. A plataforma, porém, será a mesma, a PB, que vem dando conta do recado no modelo atual e realmente não precisaria ser mudada. A marca fará o contrário do que fez a Ford com o novo EcoSport.

+  Carros para comprar até R$ 80 mil

Continua depois do anúncio

Veja mais: detalhes da galeria

Motores do novo HB20 ainda estão indefinidos

Sobre os motores, a Hyundai bateu o martelo apenas sobre a versão 1.6 Flex de de até 128 cv. O 1.0 Gamma turbinado está com “problemas” de fechar a conta e por isso a marca ainda não decidiu se vai mesmo usá-lo. Pesquisas com clientes estão sendo feitas para saber da importância da adoção do motor turbinado, porque isso representaria uma significativa perda de lucratividade.

Mesma plataforma significa mesmo espaço interno e bagagens. Diante da nova geração do Onix, que vai crescer de tamanho, isso é uma preocupação da marca, segundo a fonte ouvida. Por isso, o foco total será no visual, para continuar conquistando mais por razões emocionais que racionais.


O HB20 completa sete anos de mercado em setembro. A Hyundai vai usar esta data para lançar o novo carro, com a produção pronta para ser iniciada no dia 26 de agosto e vendas a partir de 16 de setembro.

Veja mais: Veja a nacionalidade das montadoras

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio