Vou começar este post com uma declaração de amor: eu amo hatch médios, de paixão. Coisa de pele mesmo. Mas em breve terei que arrumar um novo amor, já que este segmento está agonizando, sendo substituído gradualmente pelo dos SUVs compactos. Cruze, Golf e Focus estão em apuros.
Eu não entendo alguém deixar de comprar um hatch médio para levar para casa um SUV compacto. Desempenho, espaço interno, acabamento… tudo é pior. Mas a posição de dirigir mais elevada e a maior sensação de proteção dos SUVs estão suplantando isso. As pessoas estão deixando de comprar automóveis para comprar pequenas versões imaginativas de carros-fortes.
Dito isto, hora dos números. O Chevrolet Cruze Sport6 foi parar em 324 garagens em março, seguido do Volkswagen Golf (S2) com 170 unidades e do Ford Focus com apenas 77 entregas. Com este número, o Focus ficou atrás de nada menos que o Toyota Prius, um híbrido que custa R$ 126 mil e que teve 80 unidades vendidas em março. 109 em fevereiro.
Os motores mais defasados do Brasil
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2.0 RENAULT
O motor que equipa as versões mais caras de Duster, Oroch e Captur é um que já deveria ter sido aposentado faz tempo. O 2.0 aspirado rende até 148 cv. A falta de tecnologia para fazer desse motor mais econômico obrigou a Renault a realizar uma série de mudanças nesses modelos, como direção elétrica, pneus verdes e um novo sistema de alternador.
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MOTOR 1.8 DA HONDA
A Honda já aposentou no Civic, mas mantém no HR-V o motor 1.8 de até 140 cv. Se ele já foi bom para equipar até mesmo o sedã da marca, está ficando cada vez mais cansado. Sem comando variável na admissão e exaustão, é confiável, mas entrega menos torque que os motores turbo menores. Tanto é que a Honda vai começar a oferecer o SUV com o motor 1.5 turbo, apenas na versão de topo, inicialmente, no segundo semestre.
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MOTOR 2.4 DA FIAT-CHRYSLER
A Fiat trouxe por último para a picape Toro o motor 2.4 Tigershark para compor a gama de produtos, mas ele não atende plenamente, apesar de ter números maiores no papel. Seus até 186 cv e 24,9 mkgf chegam tarde e não conseguem fazer diferença brutal no comportamento em retomadas e acelerações perante a versão 1.8 - igualmente defasado.
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2.7 FLEXÍVEL DA TOYOTA
Outro motor grande que precisa de melhorias ou dar adeus. O 2.7 flexível da Toyota gera até 163 cv e 25 mkgf, mas é lento, gastão e pouco dado a respostas rápidas, mesmo com duplo comando variável de válvulas. Pode ser confiável, mas não é nada eficiente
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1.8 DA FIAT-CHRYSLER
A FCA (Fiat-Chrysler) fez uma série de melhorias ao motor 1.8, que antes trazia o sobrenome e.Torq, mas ainda ele está aquém do esperado, mesmo nos carros menores, como o Renegade, Argo e Cronos. Esse propulsor passou por uma série de melhorias no lançamento do Renegade, quando ele passou de 132 que rendia anteriormente para "incríveis" 139 cv. Tanto é que o "tempo já deu" que a Fiat já preparou dois novos motores, turbo, baseados na família Firefly (1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros). Eles começam a chegar ao Brasil em 2020.
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MOTOR 1.8 DA TOYOTA
Disponível apenas na versão de entrada do Corolla, a GLi, que já está saindo de linha, o motor 1.8 do Corolla é um bravo e resistente, que traz duplo comando de variável de válvulas, mas que vai perder espaço muito em breve. Tanto é que a marca japonesa optou apenas pelos menores e mais eficientes 1.3 e 1.5 do Etios também para o Yaris, apesar de ser maior. Com a chegada do novo Corolla, que será híbrido, sai de cena esse propulsor, ficando a cargo do 2.0 para as versões não híbridas do sedã médio
O Prius é um carro legal, muito eficiente e econômico. É a razão total acima da forma e diversão dos hatchs médios. Falei com alguns vendedores da Toyota, e eles afirmam que as notícias sobre o Corolla virar híbrido estão despertando os clientes para a tecnologia. E que alguns chegam para comprar o Corolla e acabam levando o Prius pelo discurso de vanguarda do carro.
Focus vai sair de linha no meio do ano
É um movimento legal, louvável, que o planeta agradece. Nota 10 para ele. A mesma nota não posso dar para o vindouro fim dos hatchs médios. O Focus, inclusive, já vai deixar de ser produzido na Argentina no meio do ano. Além de todas as questões acima, ainda teve o gigantesco problema com as quebras do câmbio automatizado Powershift, que foram minando a reputação do modelo.
Para jogar o sarrafo deste cenário lá em cima, imaginem um mundo sem o Golf GTI, Focus ST, Renault Mégane RS, Honda Civic Type-R, Audi A3 RS, Mercedes Classe A 45 AMG… Vou parar por aqui, quero nem imaginar essa tristeza.
Os carros mais vendidos no Brasil em março
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20 - FORD KA SEDAN - 3.319 UNIDADES
Foto: Werther Santana/Estadão
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19 - VOLKSWAGEN FOX - 3.451 UNIDADES
Foto: Sergio Castro/Estadão
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18 - RENAULT LOGAN - 3.661 UNIDADES
Foto: Sergio Castro/Estadão
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17 - HYUNDAI CRETA - 3.792 UNIDADES
Foto: Valéria Gonçalvez/Estadão
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16 - HONDA HR-V - 3.796 UNIDADES
Foto: Gabriela Biló/Estadão
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15 - TOYOTA COROLLA - 3.890 UNIDADES
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14 - RENAULT SANDERO - 4.334 UNIDADES
Foto: Sergio Castro/Estadão
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13 - JEEP COMPASS - 4.475 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
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12 - FIAT ARGO - 4.643 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
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11 - NISSAN KICKS - 4.864 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
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10 - FIAT TORO - 4.955 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
12/20
9 - VOLKSWAGEN POLO - 5.082 UNIDADES
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8 - FIAT STRADA - 5.286 UNIDADES
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7 - RENAULT KWID - 5.853 UNIDADES
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
15/20
6 - JEEP RENEGADE - 6.184 UNIDADES
Foto: Gabriela Biló/Estadão
16/20
5 - VOLKSWAGEN GOL - 6.620 UNIDADES
Foto: Gabriela Biló/Estadão
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4 - CHEVROLET PRISMA - 7.122 UNIDADES
18/20
3 - FORD KA - 8.341 UNIDADES
19/20
2 - HYUNDAI HB20 - 9.051 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
20/20
1 - CHEVROLET ONIX - 18.179 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
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