Onboard

O doloroso fim do Ford Focus

Segmento dos hatchs médios continua em agonia, enquanto que o híbrido Toyota Prius se mantém em crescimento, com mais emplacamentos que o Focus

Diego Ortiz

08 de abr, 2019 · 4 minutos de leitura.

focus" >
Ford Focus hatch
Crédito: Crédito: Ford/Divulgação

Vou começar este post com uma declaração de amor: eu amo hatch médios, de paixão. Coisa de pele mesmo. Mas em breve terei que arrumar um novo amor, já que este segmento está agonizando, sendo substituído gradualmente pelo dos SUVs compactos. Cruze, Golf e Focus estão em apuros.

Eu não entendo alguém deixar de comprar um hatch médio para levar para casa um SUV compacto. Desempenho, espaço interno, acabamento… tudo é pior. Mas a posição de dirigir mais elevada e a maior sensação de proteção dos SUVs estão suplantando isso. As pessoas estão deixando de comprar automóveis para comprar pequenas versões imaginativas de carros-fortes.

Dito isto, hora dos números. O Chevrolet Cruze Sport6 foi parar em 324 garagens em março, seguido do Volkswagen Golf (S2) com 170 unidades e do Ford Focus com apenas 77 entregas. Com este número, o Focus ficou atrás de nada menos que o Toyota Prius, um híbrido que custa R$ 126 mil e que teve 80 unidades vendidas em março. 109 em fevereiro.

Publicidade


Os motores mais defasados do Brasil

O Prius é um carro legal, muito eficiente e econômico. É a razão total acima da forma e diversão dos hatchs médios. Falei com alguns vendedores da Toyota, e eles afirmam que as notícias sobre o Corolla virar híbrido estão despertando os clientes para a tecnologia. E que alguns chegam para comprar o Corolla e acabam levando o Prius pelo discurso de vanguarda do carro.

Focus vai sair de linha no meio do ano

É um movimento legal, louvável, que o planeta agradece. Nota 10 para ele. A mesma nota não posso dar para o vindouro fim dos hatchs médios. O Focus, inclusive, já vai deixar de ser produzido na Argentina no meio do ano. Além de todas as questões acima, ainda teve o gigantesco problema com as quebras do câmbio automatizado Powershift, que foram minando a reputação do modelo.


Para jogar o sarrafo deste cenário lá em cima, imaginem um mundo sem o Golf GTI, Focus ST, Renault Mégane RS, Honda Civic Type-R, Audi A3 RS, Mercedes Classe A 45 AMG… Vou parar por aqui, quero nem imaginar essa tristeza.

Os carros mais vendidos no Brasil em março

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.