O doloroso fim do Ford Focus

Segmento dos hatchs médios continua em agonia, enquanto que o híbrido Toyota Prius se mantém em crescimento, com mais emplacamentos que o Focus

Ford Focus hatch Crédito: Crédito: Ford/Divulgação

Vou começar este post com uma declaração de amor: eu amo hatch médios, de paixão. Coisa de pele mesmo. Mas em breve terei que arrumar um novo amor, já que este segmento está agonizando, sendo substituído gradualmente pelo dos SUVs compactos. Cruze, Golf e Focus estão em apuros.

Eu não entendo alguém deixar de comprar um hatch médio para levar para casa um SUV compacto. Desempenho, espaço interno, acabamento… tudo é pior. Mas a posição de dirigir mais elevada e a maior sensação de proteção dos SUVs estão suplantando isso. As pessoas estão deixando de comprar automóveis para comprar pequenas versões imaginativas de carros-fortes.

Dito isto, hora dos números. O Chevrolet Cruze Sport6 foi parar em 324 garagens em março, seguido do Volkswagen Golf (S2) com 170 unidades e do Ford Focus com apenas 77 entregas. Com este número, o Focus ficou atrás de nada menos que o Toyota Prius, um híbrido que custa R$ 126 mil e que teve 80 unidades vendidas em março. 109 em fevereiro.

Continua depois do anúncio

Os motores mais defasados do Brasil

Veja mais: detalhes da galeria

O Prius é um carro legal, muito eficiente e econômico. É a razão total acima da forma e diversão dos hatchs médios. Falei com alguns vendedores da Toyota, e eles afirmam que as notícias sobre o Corolla virar híbrido estão despertando os clientes para a tecnologia. E que alguns chegam para comprar o Corolla e acabam levando o Prius pelo discurso de vanguarda do carro.

Focus vai sair de linha no meio do ano

É um movimento legal, louvável, que o planeta agradece. Nota 10 para ele. A mesma nota não posso dar para o vindouro fim dos hatchs médios. O Focus, inclusive, já vai deixar de ser produzido na Argentina no meio do ano. Além de todas as questões acima, ainda teve o gigantesco problema com as quebras do câmbio automatizado Powershift, que foram minando a reputação do modelo.


Para jogar o sarrafo deste cenário lá em cima, imaginem um mundo sem o Golf GTI, Focus ST, Renault Mégane RS, Honda Civic Type-R, Audi A3 RS, Mercedes Classe A 45 AMG… Vou parar por aqui, quero nem imaginar essa tristeza.

Os carros mais vendidos no Brasil em março

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio