Recentemente, o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, falou sobre a criação de um novo imposto sobre movimentações financeiras que reteria 0,9% de todas as transações. O presidente Jair Bolsonaro logo rechaçou. A verdade é que o Brasil não aguenta mais impostos. Nossa carga tributária é muito grande, e a que recai sobre os automóveis é uma das maiores do País. A maior do mundo no segmento.
No ano passado, o anuário da Anfavea, a associação das montadoras, informou que a carga tributária sobre os automóveis é de 30,4%. Nos Estados Unidos, o mundo ideal em termos de imposto, o taxa automotiva é de 7%.
Com isso em mente, basta fazer os cálculos para ver a diferença. Um Chevrolet Onix básico, por exemplo, teria o valor de cerca de R$ 35 mil com o imposto norte-americano já colocado. Hoje, ele custa R$ 47.490. Já o Renault Kwid, um dos carros mais baratos do Brasil, sairia por R$ 24.400, contra os R$ 32.790 atuais.
Compass vale um Onix a menos sem imposto
O Jeep Compass, o SUV mais desejado do Brasil, que hoje é vendido por um preço inicial de R$ 113.990, sairia das lojas por R$ 85 mil. Um preço ainda alto, mas R$ 29 mil menor. Valor que daria para levar quase o Onix de brinde.
Os valores poderiam ser ainda menores se toda a escala de produção também não pagasse os altos tributos. Se fosse o caso, seguramente, o valor do carro zero quilômetro seria perto da metade. Um sonho que dificilmente se tornará realidade no Brasil, já que o governo mal consegue pagar suas contas com a arrecadação que já tem. Imagina com essa perda tributária gigantesca.
Melhores usados de até R$ 100 mil
1/10
MELHORES USADOS ATÉ R$ 100 MIL
A faixa de R$ 100 mil dá muitas possibilidades entre os usados. Uma delas são as versões mais caras de SUVs compactos como o Jeep Renegade. Um Longitude ano 2017 com o ótimo motor 2.0 turbodiesel vale R$ 95.195
2/10
Volkswagen Golf Variant Highline 2016 - R$ 101.250
Um modelo para levar a família? Se você valoriza boa dirigibilidade e desempenho e não faz questão de carro alto, esta perua coloca boa parte dos SUVs no bolso
3/10
BMW 320i 2.0 Turbo 2015 - R$ 93.073
Um dos sedãs médios mais acertados em mecânica e prazer de dirigir, o Série 3 não é tão caro quanto muitos pensam. Com quatro anos de uso, ele ainda tem muita lenha para queimar
4/10
Mini Cooper S 2.0 turbo 2017 - R$ 94.382
Quer um carro de imagem para fazer bonito na cidade? Pequeno, descolado e chamativo, o Mini Cooper tem carisma de sobra
5/10
Ford Fusion Hybrid 2017 - R$ 95.089
A cabine luxuosa, o funcionamento silencioso do conjunto híbrido de 145 cv e a economia de combustível (16,8 km/l de gasolina na cidade) são os destaques do sedã
6/10
Mercedes-Benz C 180 1.6 turbo 2015 - R$ 103.556
Se espaço interno e desempenho não são suas necessidades primordial, o modelo pode ser uma boa porta de entrada para a Mercedes-Benz
7/10
Mitsubishi Outlander 2.0 160 cv 2016 - R$ 93.290
Assinado por uma marca que traz o off-road em seu DNA, este modelo é uma opção interessante de SUV para quem busca robustez
8/10
Volvo V40 T4 Momentum 2016 - R$ 94.310
Espaçoso, seguro e muito bem acabado, o hatch médio tem linhas bem resolvidas, que continuam atuais
9/10
Toyota Hilux CD SR 4x2 2.7 2017 - R$ 97.814
Por pouco menos de R$ 98 mil, é possível levar uma unidade ano 2017 da picape campeã de vendas em seu segmento
10/10
Audi Q3 1.4 TSI 2016 - R$ 106.635
O motor 1.4 turbo da versão de entrada é apenas suficiente para o peso do carro. Mas deixa mais acessível o prazer de ter um Audi
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.