O preço do carro brasileiro sem imposto

Se a alíquota brasileira imposta sobre a indústria automotiva fosse igual a dos Estados Unidos, e não a maior do mundo, as vendas poderiam dobrar no País

Renault Kwid é um dos carros mais baratos do Brasil Crédito: Renault/Divulgação

Recentemente, o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, falou sobre a criação de um novo imposto sobre movimentações financeiras que reteria 0,9% de todas as transações. O presidente Jair Bolsonaro logo rechaçou. A verdade é que o Brasil não aguenta mais impostos. Nossa carga tributária é muito grande, e a que recai sobre os automóveis é uma das maiores do País. A maior do mundo no segmento.

No ano passado, o anuário da Anfavea, a associação das montadoras, informou que a carga tributária sobre os automóveis é de 30,4%. Nos Estados Unidos, o mundo ideal em termos de imposto, o taxa automotiva é de 7%.

Com isso em mente, basta fazer os cálculos para ver a diferença. Um Chevrolet Onix básico, por exemplo, teria o valor de cerca de R$ 35 mil com o imposto norte-americano já colocado. Hoje, ele custa R$ 47.490. Já o Renault Kwid, um dos carros mais baratos do Brasil, sairia por R$ 24.400, contra os R$ 32.790 atuais.

Continua depois do anúncio

Compass vale um Onix a menos sem imposto

O Jeep Compass, o SUV mais desejado do Brasil, que hoje é vendido por um preço inicial de R$ 113.990, sairia das lojas por R$ 85 mil. Um preço ainda alto, mas R$ 29 mil menor. Valor que daria para levar quase o Onix de brinde.

Os valores poderiam ser ainda menores se toda a escala de produção também não pagasse os altos tributos. Se fosse o caso, seguramente, o valor do carro zero quilômetro seria perto da metade. Um sonho que dificilmente se tornará realidade no Brasil, já que o governo mal consegue pagar suas contas com a arrecadação que já tem. Imagina com essa perda tributária gigantesca.

Melhores usados de até R$ 100 mil

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio