Uma apresentação da Renault que caiu na rede em outubro do ano passado mostrava que a marca teria um novo utilitário esportivo compacto que seria vendido no Brasil, China, Rússia e Coréia. Agora surge o fim do mistério. Com o codinome de HBC, o carro será um SUV do Kwid. Isso pode não fazer muito sentido para o público brasileiro, já que a Renault vende o Kwid aqui como um utilitário. Isso gera a pergunta: como assim um SUV do SUV?
A resposta: este artifício só é usado pela marca por aqui. Nos outros países em que o carro é vendido ele é tratado apenas como um compacto, o que torna um SUV baseado no Kwid um passo extremamente normal.
No Brasil (e em alguns outros mercados) é possível que o Kwid SUV substitua o Sandero Stepway. Ele teria um preço mais acessível e daria mais rentabilidade. Essa é a palavra de ordem de sempre das planilhas do presidente do Grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn.
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Segundo o site Indian Auto Blog, o Kwid SUV será exibido ainda como conceito no Salão de Nova Déli, na Índia, em fevereiro. Ele teria cerca de 4 metros, um pouco mais que os 3,68 m do Kwid. Além do utilitário, a Renault está fazendo um versão elétrica do carro, que também tem tudo para vir para o Brasil no ano que vem.
Na Renault do Brasil o carro tem sido alvo de muitas discussões internas de posicionamento de produto. Alguns executivos da marca desejam fazer com ele a mesma estratégia de preço baixo do Kwid, que se mostrou acertada. Mas uma corrente cada vez mais forte deseja desvincular o produto de sua base, mudando inclusive o interior, usando o centro de design brasileiro. O objetivo seria tentar situar o novo SUV um pouco mais acima em termos de preço.
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