Onboard Diego Ortiz

09/04/2019 - 4 minutos de leitura.

SUVs compactos cobram muito e oferecem pouco

Discussão sobre os SUVs compactos estarem com os preços muito elevados em comparação a outros modelos mais sofisticados está ganhando força na internet

suvs
Desenho lateral do Volkswagen T-Cross Crédito: Crédito: Volkswagen/Divulgação

Fiz um post ontem sobre o fim doloroso do Ford Focus, fazendo uma contraposição da extinção dos hatchs médios, que adoro, e o crescimento dos SUVs compactos, que para mim são inferiores em quase tudo em relação às suas “vítimas”. Nos comentários e interações que recebi, muita gente falava mal (com razão) do câmbio Powershift. Mas a maior parte dos leitores analisou o fato dos SUVs serem muito caros pelos carros que são.

E eles têm razão. O SUVs compactos realmente cobram mais e oferecem menos em relação aos hatchs médios. Os utilitários pequenos são derivados de plataformas de compactos. Ou seja, o Volkswagen T-Cross deriva do Polo, o Nissan Kicks do March, o Honda HR-V do Fit, o Hyundai Creta do Elantra, o Ford EcoSport é Fiesta desde sempre… A exceção aí é o Jeep Renegade, que usa a base Small Wide, mas preparada para o 4X4.

Os SUVs mais vendidos em março de 2019

Para deixar claro o argumento, o consagrado e mundialmente famoso Golf GTi custa no Brasil R$ 149.290. O T-Cross completo sai por R$ 126.730. E são 230 cv contra 150 cv. Um best-seller, o Honda HR-V, sai por inciais R$ 92.500, contra R$ 99.900 do Civic (ambos na versão com câmbio automático).

Agora eu desafio você a entrar no Golf e no T-Cross, no Civic e no HR-V, ou no Kicks e no Sentra, que também têm preços semelhantes, e não achar que alguma coisa está errada. E aqui eu cito os mesmos carros das mesmas marcas para ninguém ficar chateado. Já que não é uma prática de X ou Y, mas sim do mercado. E também não é só no Brasil. O mundo automotivo está assim. Todo o planeta está comprando potência, acabamento e tecnologia inferiores pelo mesmo preço de antes.

Lucro com os SUVs é maior

O ticket médio dos modelos está aumentando, itens de segurança estão finalmente sendo obrigatórios, como o ESP, que começa ano que vem, e a marcas, que visam lucro, obviamente, estão tendo que se virar para continuar competitivas. Em um momento de grande crise do setor, há quatro anos, o próprio consumidor ofereceu de bandeja a solução. Mostrou com todas as letras que estava disposto a pagar mais por SUVs compactos da moda. E queria eles completos, nada de versões de base. Agora já era!

Viu algum carro camuflado ou algum segredo? Manda para mim no diego.ortiz@estadao.com que eu publico aqui!

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