Onboard

Tem irmão morrendo de inveja no mundo automotivo

Enquanto o Fiat Argo bomba em vendas, sua versão sedã, o Cronos, não consegue emplacar boas vendas desde janeiro

Diego Ortiz

06 de mar, 2019 · 3 minutos de leitura.

cronos" >
Fiat Cronos
Crédito: Crédito: Fiat/Divulgação

Na história bíblica de Caim e Abel, após ser "preterido" por Deus, Caim arma uma emboscada para Abel e o mata por ciúmes. Na mitologia grega, o Deus do Tempo, Cronos, não teria porque ter ciúmes da embarcação de Jasão, a Argo. Porém, no mundo automotivo, o mês de fevereiro está mais bíblico que mitológico. O hatch Fiat Argo bombou em vendas e foi parar em 6.674 garagens. Já seu irmão sedã, o Cronos, não passou das 1.527 unidades.

Ahh, mas o segmento de sedãs compactos é responsável por menos vendas mesmo, é normal. Sim. E não. Basta ver os números de seus arqui-rivais, os Volkswagen Polo e Virtus. O Polo teve 4.813 unidades vendidas. O Virtus, 3.106. Quase o dobro do Argo.

Um dos fatores que pode resolver esta equação é o tamanho do Cronos. Os compradores de sedãs são mais racionais, buscam espaço interno e porta-malas. Geralmente o sedã da garagem é o único carro da família e serve para rodar na cidade a viajar. Dito isso, o Cronos tem 3,99 metros de comprimento, 2,52 metros de entre-eixos e porta-malas de 300 litros.

Publicidade


Carros que viriam para o Brasil, mas não vêm mais

Já o Virtus tem 4,48 metros de comprimento, 2,65 metros de entre-eixos (só 5 cm a menos que o Toyota Corolla) e 521 litros no porta-malas. Dainte desta diferença de dimensões, um possível comprador que tenha foco racional dificilmente vai optar pelo Cronos.

Na versão hatch, a história muda. A compra é mais emocional. Hatchs premium são geralmente voltados para quem quer estilo e modernidade. Usando um português bem claro, para quem quer tirar onda. Neste ponto, o visual distintivo e o acabamento caprichado do Argo são superiores ao "estilo Gol" e ao interior discreto do Polo. Por mais que o Polo seja bom de dirigir, isso só não tem bastado.


Os carros mais vendidos em fevereiro

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.