Na história bíblica de Caim e Abel, após ser "preterido" por Deus, Caim arma uma emboscada para Abel e o mata por ciúmes. Na mitologia grega, o Deus do Tempo, Cronos, não teria porque ter ciúmes da embarcação de Jasão, a Argo. Porém, no mundo automotivo, o mês de fevereiro está mais bíblico que mitológico. O hatch Fiat Argo bombou em vendas e foi parar em 6.674 garagens. Já seu irmão sedã, o Cronos, não passou das 1.527 unidades.
Ahh, mas o segmento de sedãs compactos é responsável por menos vendas mesmo, é normal. Sim. E não. Basta ver os números de seus arqui-rivais, os Volkswagen Polo e Virtus. O Polo teve 4.813 unidades vendidas. O Virtus, 3.106. Quase o dobro do Argo.
Um dos fatores que pode resolver esta equação é o tamanho do Cronos. Os compradores de sedãs são mais racionais, buscam espaço interno e porta-malas. Geralmente o sedã da garagem é o único carro da família e serve para rodar na cidade a viajar. Dito isso, o Cronos tem 3,99 metros de comprimento, 2,52 metros de entre-eixos e porta-malas de 300 litros.
Carros que viriam para o Brasil, mas não vêm mais
1/10
RENAULT KOLEOS
Mostrado à imprensa em 2016, o modelo deveria ter desembarcado ainda em 2017 por aqui, aproveitando a onda do Compass, entre os SUVs médios. Nunca aconteceu.
2/10
INFINITI
A marca de luxo da Nissan nunca chegou por aqui, apesar de confirmada. A crise que derrubou vendas acabou cancelando os planos da rival da Lexus e da Acura. Seu principal modelo, ao menos de início, seria o sedã Q50. Um exemplar desses, que rodava camuflado pela região de SP, talvez seja o flagra mais recebido pelo Jornal do Carro
3/10
HYUNDAI VELOSTER TURBO
Apresentado no Salão do Automóvel de 2016, era uma das novidades para chegar e renovar a linha da Hyundai em 2017. Estamos esperando até agora a versão mais animadora do "cupê de três portas", que nunca tivemos por aqui
4/10
FORD FIESTA ST
A versão esportiva do Fiesta deveria ser a segunda novidade apimentada da Ford por aqui, junto com o Mustang. O carro que tinha motor 1.6 turbo de 177 cv chegou a ter uma versão de 200 cv depois. Infelizmente, o mais divertido Fiesta nunca veio, mas agora também não temos nenhum Fiesta mais.
5/10
PEUGEOT 308
A nova geração do 308 apareceu no Salão do Automóvel de 2016 e a Peugeot afirmou que o modelo viria para compor a gama com o antigo, como um carro de imagem, apenas na versão GTi de 300 cv. Isso nunca aconteceu e logo no começo de 2017, a marca já disse que estava revendo o projeto. Nunca veio, e agora até o antigo, feito na Argentina, que estava à venda até agora no Brasil saiu de linha
6/10
GOLF GTE
Atração do Salão de 2016, o híbrido Golf GTE foi prometido para 2017 e não chegou até agora. Provavelmente nem vai, a oitava geração do Golf está quase pronta na Europa e por aqui o hatch médio, como segmento, está morrendo aos poucos em detrimento dos SUVs compactos.
7/10
KIA OPTIMA HYBRID
Rival do Fusion, o Optima tentou, mas não conseguiu emplacar. A versão híbrida não foi nem vendida, apesar de ter passado pelas mãos dos jornalistas brasileiros com uma unidade temporária.
8/10
SMART FORTWO
Lançado no Salão de Paris de 2016, o modelo deveria estar no Brasil em 2017. Com a crise, a baixa das vendas de luxo e o dólar nas alturas, o simpático compacto "subiu no telhado" e nunca chegou por aqui.
9/10
ROSSIN-BERTIN VORAX
Em 2010, a Rossin-Bertin levou o Vorax ao Salão. O esportivo teria motor V10 do antigo BMW M5, com 570 cv de potência. Prometido para 2012, o modelo nunca chegou ao mercado. Os responsáveis pelo projeto informam que continuam trabalhando no carro.
10/10
ZOTYE
A marca chinesa conhecida por suas cópias de modelos famosos disse que iniciaria uma operação aqui em 2014. Não chegou durante o Salão como prometido, com fábrica em Colatina (ES) e nem apareceu. Havia até os modelos que seriam vendidos. Depois, a fábrica seria em Goiás para iniciar as operações em 2018. Aguardamos sentados.
Já o Virtus tem 4,48 metros de comprimento, 2,65 metros de entre-eixos (só 5 cm a menos que o Toyota Corolla) e 521 litros no porta-malas. Dainte desta diferença de dimensões, um possível comprador que tenha foco racional dificilmente vai optar pelo Cronos.
Na versão hatch, a história muda. A compra é mais emocional. Hatchs premium são geralmente voltados para quem quer estilo e modernidade. Usando um português bem claro, para quem quer tirar onda. Neste ponto, o visual distintivo e o acabamento caprichado do Argo são superiores ao "estilo Gol" e ao interior discreto do Polo. Por mais que o Polo seja bom de dirigir, isso só não tem bastado.
Os carros mais vendidos em fevereiro
1/20
20 - VOLKSWAGEN VIRTUS - 3.106 UNIDADES
2/20
19 - TOYOTA COROLLA - 3.359 UNIDADES
3/20
18 - FIAT TORO - 3.361 UNIDADES
4/20
17 - RENAULT SANDERO - 3.604 UNIDADES
5/20
16 - VOLKSWAGEN FOX - 3.795 UNIDADES
6/20
15 - HYUNDAI CRETA - 3.984 UNIDADES
7/20
14 - NISSAN KICKS - 4.137 UNIDADES
8/20
13 - HONDA HR-V - 4.256 UNIDADES
9/20
12 - JEEP COMPASS - 4.371 UNIDADES
10/20
11 - VOLKSWAGEN GOL - 4.565 UNIDADES
11/20
10 - JEEP RENEGADE - 4.706 UNIDADES
12/20
11 - VOLKSWAGEN POLO - 4.813 UNIDADES
13/20
10 - FIAT MOBI - 4.885 UNIDADES
14/20
9 - RENAULT KWID - 5.473 UNIDADES
15/20
8 - CHEVROLET PRISMA - 6.499 UNIDADES
16/20
5 - FIAT STRADA - 6.553 UNIDADES
17/20
4 - FIAT ARGO - 6.674 UNIDADES
18/20
3 - FORD KA - 7.633 UNIDADES
19/20
2 - HYUNDAI HB20 - 8.055 UNIDADES
20/20
1 - CHEVROLET ONIX - 18.392 UNIDADES
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