A verdade sobre o lucro das montadoras

Montadoras de automóveis têm lucro em alguns produtos e segmentos, mas margens são bem menores do que dita o imaginário popular

Etiqueta de preço Crédito: Crédito: Associação de Crédito dos EUA/Divulgação

O imposto sobre veículos nos Estados Unidos é de 7%. Na Europa, 14%. No Brasil, pouco mais de 42%. Seis vezes o imposto pago pelos norte-americanos. É disso a culpa pelo alto valor cobrado pelos carros brasileiros, não das margens de lucro.

Claro, há lucro. Não para todas, já que algumas montadoras investiram em nichos ou modelos que não deram certo e estão no vermelho sem data para sair. Mas vamos pegar o exemplo da GM, que ameaçou até sair do Brasil caso não veja dinheiro sobrar novamente. Desde 2010 ela não tem lucro expressivo e, entre 2016 e 2018, teve prejuízo agregado significativo. Está lá no balanço divulgado pela marca para todo mundo consultar.

Mas como se ela é líder de mercado? Simples. A GM (Chevrolet) vende muito Onix e Prisma, carros de volume, mas baixo valor agregado. Há também a S10, essa sim com um ticket médio ótimo. E só. Agora analise todos os investimentos que a marca anunciou nos últimos anos. A GM ainda está no caminho de pagar os R$ 3 bilhões investidos entre 2011 e 2012. Fora os de agora. É muito dinheiro.

Continua depois do anúncio

Veja mais: Carros que não venderam nada em 2018

Veja mais: detalhes da galeria

Novos Onix e Prisma vêm aí, por exemplo. Com carroceria inédita, motor 1.0 três cilindros turbo… Tudo isso custa muito dinheiro para ser lançado. O valor cobrado pelo carro, portanto, não é só sobre o produto em si. Além dos fatores mostrados, é preciso rentabilizar as concessionárias, pagar pelas campanhas de marketing e publicidade para manter o carro em evidência e por aí vai.

Lucro não tem a ver só com preço

Fora isso, há o nível de equipamentos “exigido” que só aumenta. Houve uma correção de curso nos preços dos carros nos últimos três anos em relação a isso, mas o dólar ainda pressiona muito esta tabela. “Ahh, mas comprar um multimídia de uma marca boa no mercado paralelo é a metade do preço!”.

Comprar um quilo de batata no mercado também sai a metade do preço de comprar 200 gramas de batata frita no shopping. Mas eu não vejo ninguém reclamar desta diferença em fóruns. Não se trata de levantar a bandeira das montadoras. Mas as pessoas precisam entender de uma vez os custos que envolvem fazer um carro no Brasil. As montadoras não são inimigas das pessoas, muito pelo contrário, são uma das maiores fontes de emprego do País e precisam ficar por aqui, tendo lucro. Isso sim será bom para toda a nação.


Há de ser um plano real para a indústria, com impostos menores e sem comprometer os direitos do trabalhadores, para que as pessoas consigam levar carros para casa com mais facilidade, renovar a idade da frota e manter o nível da produtividade estabilizado. E isso é para hoje, porque o modelo de negócio de compartilhamento de carros virá para ficar e as vendas vão cair no mundo todo drasticamente até 2050.

Veja a nacionalidade das montadoras

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

O novo normal dos carros 0KM está caro demais?

Vários fatores contribuem para o preço elevado dos automóveis vendidos no Brasil. Mas outros gastos também atrapalham na hora de ter um 0Km na garagem

Preço do carro no Brasil foge da lógica

Queda nas vendas geralmente significa desconto no preço, menos na indústria automotiva. E a culpa não é necessariamente das montadoras

Falta de um e-commerce robusto vai sair caro para as montadoras

Método presencial de vendas de carros entrou em colapso com a pandemia do coronavírus e montadoras ainda não têm ferramentas para reverter este quadro

SUVs e picapes deverão sair mais fortalecidos da pandemia

SUVs e picapes com visual mais abrutalhado já estavam surgindo como uma tendência que tem tudo para se fortalecer após a pandemia do coronavírus

Novo Onix Sedan é flagrado em São Paulo

Novo Chevrolet Onix Sedan foi flagrado rodando com pouca camuflagem em São Paulo em últimos testes antes do lançamento em setembro

Kwid finge ser de outra família e decola

Renault Kwid foi o único dos subcompactos que decolou em vendas. Motivo: fingiu que era um SUV

Continua depois do anúncio