Onboard

O veterano que não enxerga mais seus rivais

Chevrolet Onix vai batendo recordes de vendas sucessivos e nem consegue mais enxergar seus rivais, tamanha a distância

Diego Ortiz

09 de out, 2018 · 4 minutos de leitura.

veterano" >
Chevrolet Onix LTZ 2019
Crédito: Crédito: Chevrolet/Divulgação

Ter um posição pioneira, enxergar adiante, é uma característica que fatalmente levará um produto ao sucesso em qualquer segmento. O iPhone e sua tela sensível ao toque são o exemplo perfeito disso. O veterano Chevrolet Onix não é tão revolucionário quanto foi o telefone da Apple, mas foi o primeiro modelo popular a ter uma boa central multimídia, equipamento que se tornou um grande diferencial de vendas no mercado.

Com isso, ele viu um mercado dominado antes por Volkswagen Gol e Fiat Palio se curvar aos seus pés. Mas não foi só isso. O modelo, que estudou muito bem seus rivais, tinha um desenho genérico dos mais bem feitos, capaz de agradar na medida e, mais importante que isso, não desagradar ninguém. Tanto que, mesmo recebendo uma leve reestilização apenas no período, tem o mesmo desenho base desde outubro de 2012 e em nenhum momento parece ter esta idade.

Leia mais:

Publicidade


Instagram: @dicopr

Além disso, há a força da rede GM, enorme, a força da marca e por aí vai. Diversos atributos que colocam o Onix em uma excelente posição de mercado. Só que há mais que isso. Existe um movimento daqueles difíceis de explicar apenas com dados, já que a diferença do GM para seus rivais é grande demais e não se explica só por qualidades, muitas delas que seus rivais têm também.

Vendas do veterano são gigantescas

Em setembro, o Onix teve 17.981 unidades vendidas. É mais que o segundo colocado, o Ford Ka (8.680), e terceiro, o Hyundai HB20 (8.626), juntos. E ainda sobra 675 Onix de brinde. No acumulado do ano, a mesma “surra”, com 146.217 Onix contra 78.757 HB20, o segundo na junção das vendas anuais. É uma diferença tão grande que nem mesmo os mais otimistas idealizadores do Onix poderiam prever.


Uma nova geração do modelo vem por aí. Será lançada em 2019, maior, mais cara e, por isso, não aposentará a atual, que vai permanecer no mercado assim como na reestilização, em versão Joy. Parece ser a decisão mais adequada perante estes números de vendas tão matadores.

Resta saber apenas se a GM vai finalmente modernizar estes motores antigos do Onix. Que até vêm recebendo muitas melhorias, mas que estão bem distantes dos rivais em termos de tecnologia, em especial os da Volkswagen.

Veja mais: Os 10 carros mais vendidos nos Estados Unidos


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.