Onboard

Volkswagen Gol, Voyage e Up! vão acabar em 2021

Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté informou que plataformas de Gol, Voyage e Up! deixarão de ser feitas para adoção da MQB, para o Polo e um outro SUV

Diego Ortiz

22 de fev, 2019 · 6 minutos de leitura.

gol" >
Volkswagen Gol
Crédito: Crédito: Volkswagen/Divulgação

As novidades nas fábricas de automóveis não param de pipocar no Brasil. Depois da confirmação do fim do Fiesta, pelo fechamento da fábrica da Ford de São Bernardo do Campo (SP), agora é a vez do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté confirmar que as plataformas de Gol, Voyage e Up! serão descontinuadas até 2021 para a produção de outros carros nas plataformas MQB, que seriam uma versão do Polo e um novo SUV.

A variante do Polo é a GTS, que o mercado já espera com ansiedade. Já o SUV, que tem código VWA0SUV, ainda é um mistério. Um novo Gol está no nos planos da marca já apresentados antes. Mas se ele vier, pelo acordo formado com o sindicado, seria depois de 2021 e com plataforma MQB. Não mais a VW 23X de hoje. Se isso acontecer, a fábrica de Taubaté terá prioridade na produção do novo Gol e Voyage.

O Gol hoje é o modelo mais vendido pela marca, com 4.966 unidades em janeiro. Mas muitas destas vendas são para frota, para fazer volume, sem lucratividade significativa. O mesmo vale para o Voyage. Já o Up! hoje é praticamente um carro de nicho para pessoas que têm prazer de dirigir. Em especial a versão TSi. Como foi um projeto caro, à frente de seu tempo em termos de dirigibilidade e, principalmente, segurança, nunca conseguiu ter um preço competitivo. E hoje, de entrada, custa mais que o Polo.

Publicidade


Se o Gol realmente acabar, saudade não vai faltar. O modelo foi o mais vendido do País por 26 anos. Teve e lendária versão GTi dos anos 80 (a azul com cinza é um sonho de consumo), várias das Copas do Mundo e até dos Rolling Stones.

É um ícone do mercado automotivo que deveria ter sido alvo de um pouco mais de cuidado pela Volks. Mas que acabou sendo tragado pela necessidade de produtos globais para eliminar custos. Quem diria, o Polo, que todos nós gostamos, matou o Gol.

+ Os dez usados mais vendidos de 2018

A Volkswagen, que é a dona da fábrica, conta outra história em nota oficial: “A Volkswagen do Brasil informa que os modelos Gol, Voyage e Up! continuam em produção em Taubaté (SP) e que têm grande importância para as operações da marca no Brasil e mercados para exportação. O Gol é o 5º modelo mais vendido do País, com 77.622 unidades comercializadas em 2018, sendo o líder de vendas da marca.


No ano passado, Gol e Voyage receberam transmissão automática, contribuindo para o aumento nas vendas da Volkswagen para segmentos como o de PCD - Pessoas com Deficiência (+329% em 2018, em relação a 2017) e Táxis (+ 57%). Sucesso no Brasil e no exterior, o Up! tem relevante contribuição para mercados de exportação como o Uruguai. Lá, o Up! é o modelo mais vendido da marca, contribuindo para a liderança de mercado da Volkswagen pelo segundo ano consecutivo.

A aprovação de um novo acordo coletivo com o sindicato local de Taubaté, votado em 20/02 pelos empregados, é um importante passo para a ampliação dos investimentos da Volkswagen no Brasil a partir de 2020 , após o ciclo de R$ 7 bilhões, já anunciados. A Empresa segue em negociação com seus demais parceiros de negócios visando a chegada de um novo modelo naquela unidade, utilizando a Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo. Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta performance e segurança.”

Já Cláudio Batista, o Claudião, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté , comemora. "Esse acordo traz investimentos, trata com dignidade o trabalhador e resgata conquistas históricas da categoria, além de dar estabilidade no emprego”.


Atualizado às 18:17

+ Carros para comprar até R$ 80 mil

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.