Réplica de um mito

Aficionado faz seu Porsche 550 Spyder, com muito bom gosto

Há 60 anos, no fim da tarde de 30 de setembro de 1955, James Dean, estrela em ascensão no cinema e astro de ‘Assim Caminha a Humanidade’, morria num acidente em estrada estadual da Califórnia, aos 24 anos de idade. Assim como a figura do ator, o carro que dirigia, um Porsche 550 Spyder prata, viraria mito e povoaria o imaginário dos jovens nas décadas seguintes, inclusive no Brasil.

Um dos picados pela mosca do clássico esportivo foi o hoje aposentado Nelson Garcia, de 68 anos. Garcia levou anos alimentando o sonho de ter seu Spyder, mas foi o filho Fábio quem idealizou o projeto. Fábio visitou o museu da Porsche em Stuttgart, “esquadrinhou” o carro e pisou no acelerador.

Um carro que chama a atenção

Com um plano nas mãos, o primeiro passo foi adquirir uma réplica da carroceria, fabricada no Brasil. A partir dessa “casca”, remoldada para adquirir formas fiéis ao desenho original do carro, foram quatro anos de trabalho para montar um bólido de muito bom gosto. “Até a posição dos rebites da estrutura que dá rigidez à carroceria procuramos reproduzir”, conta Garcia.

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À exceção do motor – um Volkswagen 1.600 nacional refrigerado a ar, de dupla carburação Weber 40 -, do câmbio e do chassi tubular, quase tudo foi importado dos EUA. Por dentro, instrumentos VDO e botões de painel, volante banjo, maçanetas, pedaleiras, cintos de segurança, freio de mão com catraca aparente. Os bancos, revestidos em couro na cor caramelo, foram moldados por uma empresa nacional de renome no setor.

Na parte externa, para-brisa, faróis, lanternas, retrovisores, rodas, grades, emblemas, os cintos de couro que amarram a tampa traseira, tudo veio de fora. Os pneus Firestone Campeão Supremo, diagonais como os da época, têm medida 5.50-15.

Volante banjo, instrumentos VDO, botões de painel, retrovisor: fidelidade ao original

O carro carrega charme e bom gosto também no que não se vê. Os freios possuem dois belos reservatórios de fluido Bendix localizados na cabine, ao lado da perna esquerda do motorista. Por baixo da tampa dianteira vai o tanque de gasolina, moldado em alumínio, com um belo bocal central de abastecimento, cromado. No motor, as tampas de válvula trazem a estampa Porsche.


Tudo somado, e após tanto trabalho, Garcia ficou satisfeito com sua máquina. “Para relembrar bons tempos, fiz essa réplica. Uni a homenagem a James Dean com um ótimo carro para guiar”, diz.

Faixa azul na traseira também faz parte da busca pela fidelidade ao projeto original
Tanque de gasolina em alumínio
Cintos de segurança reforçados, freio de mão na vertical
Nelson Garcia, o dono da joia
Motor VW 1.6 e chassi tubular
Tampa de válvula
Linhas de carro para as pistas
Pedaleiras, e acelerador de ‘rodinha’
Freios reforçados
Roda com capa de alumínio
Tampa traseira com emblemas de época

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