“Sou viciado em Chevrolets V8. Não resisti”. Em poucas palavras, o colecionador paulistano que pediu para não ter o nome divulgado resumiu a história da picape El Camino 1966 que deixou o encontro anua de Águas de Lindoia, em abril deste ano, para se juntar às duas dezenas de muscles cars que adornam sua garagem, em um bairro classe média da zona leste de São Paulo.
Antes do primeiro passeio com o carro, no domingo (21/10), o agora proprietário da raridade percorreu o caminho de todos os que se aventuram a restaurar um clássico: foram seis meses de oficina, funilaria, pintura, garimpo e importação de peças, incluindo um motor V8 350 zero quilômetro. “Estou desde abril mexendo, mas agora ela está quase no ponto”, diz o proprietário, cercado por amigos e curiosos que admiravam a picape no estacionamento do Shopping Mooca, num encontro de antigos que já está se tornando tradicional, todo terceiro domingo do mês.
Publicidade
“O carro estava bom, mas resolvi raspá-lo inteiro para refazer a pintura, importei um motor V8 350 zero quilômetro, mandei trazer toda a tapeçaria”, conta. O trabalho foi feito por uma conceituada oficina do bairro do Belém, também na zona leste.
O resultado final nunca passa despercebido nas ruas. O tom vermelho da carroceria harmoniza e contrasta perfeitamente com as rodas americanas Cragar, cromadas, calçadas com pneus 225/60R15. O interior, monocromático vermelho, é simples e elegante. O painel, tanbém espartano, traz três nichos de instrumentos, com velocímetro/hodômetro, marcador de combustível e relógio. O rádio é original Chevrolet. O câmbio, manual, de três marchas, tem alavanca na coluna de direção, o que deixa mais espaço no grande banco inteiriço, para três ocupantes.
O motor de 5,7 litros e 300 cv exibe cromados na medida certa. Na grade dianteira, o emblema Chevelle reafirma o DNA do utilitário. A picape El Camino 1966 é uma das variações do Chevrolet Chevelle, lançado em 1964 em cinco versões: sedã, cupê, perua, conversível e picape. A El Camino também teve gerações derivadas do Impala e do Malibu, até ser descontinuada, nos anos 80.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.