Noite dos Opalas

Ícone da indústria automobilística brasileira, modelo da GM será a estrela hoje no Anhembi

Se você gosta de carro antigo e, principalmente, de Opala, esqueça o frio intenso em São Paulo e dê um pulo na noite desta terça-feira (29/07) no Anhembi. Hoje é a vez dos Opalas desfilarem no sambódromo.

O primeiro carro produzido pela General Motores no Brasil, na fábrica de São Caetano do Sul, ficou em linha de 1968 a 1992 e foi o primeiro produto da marca no País a alcançar 1 milhão de unidades vendidas. A campanha de lançamento do novo carro, no final de 1968, teve filme de dois minutos e ar triunfal, como se pode ver abaixo.

Continua depois do anúncio

Durante os 24 anos de produção, o modelo teve diversas opções de motorização (com propulsores de quatro e seis cilindros) e acabamento, versões de duas e quatro portas, teve opção de câmbio automático e gerou uma perua, a Caravan. Mas, acima de tudo, deixou saudades e uma legião de fãs que se reúnem regularmente em clubes e em encontros pelo País, como deve acontecer hoje no Anhembi.

Segundo consta, o último Opala a sair da linha de montagem é de propriedade de José Carlos Pinheiro Neto, ex-vice-presidente da montadora e funcionário da GM por mais de 40 anos. O Diplomata SE 1992 preto, automático, foi preservado quase sem uso pelo executivo.

A despedida oficial, no entanto, foi materializada na série especial Collector, do anúncio abaixo. A GM produziu cem unidades, mas a fábrica diz ter se arrependido. “Se fizéssemos mil, venderíamos todas”, disse Pinheiro Neto à época.


O evento no sambódromo do Anhembi começa por volta de 18h30 e os ingressos variam de R$ 10 a R$ 38.

Mais Artigos

Uma réplica de respeito

Versão brasileira do MG TF é de encher os olhos

Terceiro eixo no Ford 1928

Mecânico torna realidade projeto que viu em fotos de há quase um século

Clássicos colorem o centro de SP

Apesar da chuva, evento reúne raridades

Prefeitura de SP investe nos clássicos

Primeiro encontro no centro da cidade terá três dias de programação

O charme da saboneteira

Recheada de acessórios, picape Fiat 147 atrai fãs

O encanto de um furgão Fiat 1958

Restaurado, 1100 T2 reina em garagem portuguesa

Continua depois do anúncio