5 dicas para aproveitar melhor a cidade
Da ansiedade às pressões profissionais, passando pelo tempo gasto em deslocamentos. Ter uma vida saudável, longe de ansiedades e estresses, principalmente nas grandes cidades, é tarefa árdua. Mas não é impossível.
1 – Fuja do trânsito
Vencer o trânsito é mais simples, divertido e prático do que você imagina. Usar uma scooter para o deslocamento diário é a melhor saída para que você consiga fazer tudo o que precisa, em todas as tarefas diárias comuns, e ainda arranjar tempo para tudo o que falamos antes dessa dica final. E o melhor: com conforto, sem trânsito, sem perder tempo demais dentro de um carro ou esperando por um ônibus. Além disso, não há sensação melhor para o bem-estar do que sentir o vento no rosto numa manhã ensolarada.
2 – Faça exercícios
Não vamos falar sobre o início da prática – essa é a parte mais difícil e dolorosa, literalmente -, mas sobre os seus efeitos. Se exercitar regularmente, seja uma caminhada ou seja um treino de jiu-jitsu, desencadeará a liberação de endorfina, o “hormônio da felicidade”, que regula o humor. Qualquer atividade já ajuda. A endorfina será a sua melhor companheira para fugir do estresse diário.
3 – Coma comida de verdade
Se alimentar de forma saudável, diminuindo a ingestão de alimentos processados e industrializados causará uma revolução no seu físico e na sua mente. Os aditivos químicos encontrados nesses alimentos minam a disposição e causam obesidade, hipertensão, diabetes e até câncer. Comece devagar essa mudança de hábito, por exemplo, ao reduzir o consumo de sucos industrializados, refrigerantes e de comidas prontas congeladas, que contém excesso de sódio. Para melhorar a disposição e ganhar força para cumprir as tarefas do dia a dia, invista nos alimentos frescos e in natura, como as frutas, verduras e legumes.
4 – Respire e não pire
O ritmo de trabalho tem ficado cada vez mais alucinante e é comum nos pegarmos cumprindo maratonas de reuniões, deslocamentos por cidades paradas e almoços-relâmpagos. E nem sempre é possível fugir desse caos. Nessas horas é preciso respirar, colocar a mente num lugar de paz e tranquilidade, focar no que precisa ser resolvido e evitar, de todas as formas, a procrastinação. Alguns podem chamar de mindfulness (técnica que ensina a ter foco no presente), outros apenas de concentração. Seja qual for o nome que você escolher, quando estiver preso no ritmo insano das cidades grandes, procure por uma janela, respire e foque.
5 – Explore novas formas de se entreter
Quantos museus e mostras culturais você visitou este ano? Há quantos anos você não vai ao cinema ver um filme? E aquele livro da cabeceira empoeirado? O caos urbano nos faz esquecer, mas há um mundo de cultura e aprofundamento ao nosso redor. É preciso alimentar-se bem e forjar o corpo para aguentar a loucura das grandes cidades, mas, também, é preciso exercitar a mente. Sabe aquela última meia hora de celular antes de dormir? Que tal substituí-la por trinta minutos de leitura? Por fim, visite o parque da sua cidade, sente-se na grama, sinta a natureza num domingo ensolarado. Isso fará com que suas baterias se renovem.