Como o Novo Nissan LEAF beneficia o meio ambiente?
O modelo elétrico mais vendido do mundo não emite poluentes e sequer tem escapamento
O Novo Nissan LEAF tem visual moderno, atraente e futurista. Mas há um trunfo ainda mais importante: por ser movido totalmente a energia elétrica, ele é um automóvel “limpo”, porque não emite nenhum poluente no ar. O Novo Nissan LEAF sequer possui escapamento. Assim, ao contrário de modelos com motor a combustão que usam combustíveis fósseis, o Novo Nissan LEAF colabora para reduzir os efeitos das mudanças climáticas causados pelo aquecimento global.
Para se ter ideia da contribuição que o Novo Nissan LEAF dá ao meio ambiente, basta lembrar do estudo elaborado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), há dois anos. Ele revelou que os automóveis são os responsáveis por 72,6% das emissões de gases do efeito estufa (GEE) na cidade de São Paulo.
Esses gases absorvem parte da radiação emitida pela superfície terrestre, dificultando sua dispersão para o espaço e, consequentemente, mantendo a Terra aquecida. Ou seja, quanto menos veículos com motor a combustão nas ruas, menor será a emissão de GEE na atmosfera.
No Brasil, a matriz elétrica (sistemas disponíveis para a geração de eletricidade) possui 82% de fontes renováveis (usinas hidrelétricas, eólicas e solares), enquanto os demais países têm apenas 24%. Mas mesmo onde a produção de eletricidade provém de fontes não-renováveis, a presença de automóveis com emissão zero é benéfica para alavancar a mudança para fontes de energia renováveis.
Além de não poluir o ar, o Novo Nissan LEAF reduz o estresse sonoro, pois seu funcionamento é totalmente silencioso. Nem mesmo o mais luxuoso automóvel com motor a combustão consegue apresentar um interior com nível de ruído tão baixo quanto o do LEAF. Em movimento, percebe-se apenas o som do atrito dos pneus no asfalto.
Novo Nissan LEAF usa baterias mais eficientes
Outra qualidade do Novo Nissan LEAF é a nova bateria do tipo íon-lítio de 40kWh. Ela entrega 149 cv e torque de 32,6 kgfm (37% mais potência e 26% mais torque que a geração anterior) e oferece a garantia de oito anos ou 160.000 km, o que ocorrer primeiro. Além de movimentar o Novo Nissan LEAF, esse tipo de bateria pode ter outras aplicações, como armazenar energia em residências, por exemplo.
Mais um aspecto que mostra a preocupação do Novo Nissan LEAF com o meio ambiente é a manutenção. Como o carro não necessita de lubrificantes e de líquidos como óleo de cárter e câmbio, fluido de direção hidráulica ou de aditivo para o radiador, não há risco de essas substâncias vazarem e contaminarem o solo ou lençóis freáticos.
O custo por quilômetro rodado do Novo Nissan LEAF também é uma vantagem importante. Para carregar totalmente a bateria do carro, o proprietário gasta cerca de R$ 50 e pode rodar 240 km (segundo o padrão americano de consumo). Em um modelo de porte similar, com motor a gasolina, serão necessários mais de R$ 200 para percorrer 640 km.
Na ponta do lápis, é preciso desembolsar uma quantia três vezes superior para ter pouco mais de 60% de autonomia extra. De quebra, o motorista do LEAF consegue estender a autonomia do carro por meio dos modos de condução ECO e “B”, em que a frenagem regenerativa atua de forma intensa para carregar a bateria.