Discovery é o melhor SUV de luxo
Utilitário esportivo da Land Rover se destaca pela robustez, versatilidade e pelo conforto.
Desde 1989, o Land Rover Discovery é sinônimo de excelência no ambiente fora de estrada. Criar a nova geração do SUV com o intuito de manter essa reputação intacta não foi tarefa fácil para a fabricante — ainda mais depois do sucesso mundial de modelos como Range Rover Evoque e Discovery Sport.
Mas o esforço valeu a pena. O Discovery foi eleito o melhor utilitário esportivo de luxo do Brasil na premiação “Os Melhores”, do Jornal do Carro, por entregar ao seu cliente o que há de melhor em conforto, eficiência e robustez. Ele venceu concorrentes de peso, como BMW X5, Volvo XC90, VW Touareg e Audi Q7.
A Land Rover conseguiu se superar ao conceber um modelo com traços marcantes e identidade própria. Embora reproduza algumas linhas de modelos tradicionais da marca, como Range Rover e Range Rover Sport, o novo Discovery preserva o design icônico que caracterizou suas gerações, incluindo uma das principais qualidades: a versatilidade para levar até sete pessoas.
A fabricante desenvolveu um sistema em que as duas fileiras de assentos posteriores podem ser rebatidas ao simples toque de um botão. Afinal, de nada adiantaria oferecer conforto aos ocupantes e dificultar na hora de abrir espaço na cabine.
O Discovery foi pensado nos mínimos detalhes. Há nove entradas USB para que ninguém fique com o celular ou outro gadget sem bateria. O moderno sistema multimídia InControl Touch Pro oferece espelhamento para aparelhos com sistemas operacionais Apple e Android. A enorme tela de LCD de 10,2 polegadas também controla todos os parâmetros do veículo, incluindo o exclusivo Terrain Response 2.
O Terrain Response 2 adapta o sistema de tração integral, direção, motor, câmbio e a suspensão a ar aos mais diferentes tipos de piso. Com ele, não é preciso ser especialista para passar por superfícies cobertas de lama ou areia fofa. O recurso tecnológico também permite que o SUV atravesse trechos alagados com até 90 cm de profundidade.
O elogiado motor turbodiesel V6 com elevados 600 Nm de torque entrega toda a força que o motorista deseja sem a necessidade de pressionar o pedal do acelerador até o fim. E o silêncio a bordo impressiona, a ponto de muita gente só lembrar que está dentro de um modelo com motor diesel na hora de abastecer — ou melhor, na demora para fazer isso, pois seu consumo está entre os melhores do segmento.
O consumidor conta ainda com a opção V6 superalimentada com compressor e 340 cv de potência. O desempenho desse motor é alto o suficiente para ser usado no superesportivo Jaguar F-TYPE, carro que pertence ao grupo Jaguar Land Rover e também premiado em “Os Melhores”.