Duas décadas de sucesso
Responsável por criar o segmento de “large vans” nos Brasil, a Mercedes-Benz Sprinter comemora 20 anos de presença no mercado em grande forma

Se você sair na rua agora pode ter certeza de que vai se deparar com uma delas, seja estacionada, realizando alguma entrega ou transportando passageiros. A Mercedes-Benz Sprinter é um veículo tão popular nas ruas brasileiras que já faz parte do cenário das grandes metrópoles ou mesmo nas pequenas cidades do país. E esse sucesso está completando 20 anos no mercado nacional.
Lançada no Brasil em fevereiro de 1997, a Sprinter substituiu a pioneira MB 180 D, que havia chegado ao três anos antes. Com diversas opções de configuração nas versões van de passageiros, furgão e chassi-cabine, o novo veículo comercial foi o responsável pela criação do segmento “large vans” (modelos de 3,5 toneladas a 5 toneladas de peso bruto total).
Para se ter ideia, são 60 configurações disponíveis e a linha Sprinter pode ser encontrada nas versões 313 CDI Street (3,5 t de PBT), 415 CDI (3,88 t de PBT) e 515 CDI (5 t de PBT), mais indicadas para o uso em empresas de transporte, por profissionais autônomos e empreendedores. Existem três opções de entre-eixos: 3.250 mm (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extra-longo). Já os modelos para transporte de passageiros contam com as opções 9+1 (capacidade para nove passageiros e motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. Todas atendem tanto o transporte urbano quanto o escolar, assim como fretamentos e turismo.
A principal característica da linha Mercedes-Benz Sprinter é a inovação e o pioneirismo. O modelo atual, por exemplo, revolucionou o mercado ao trazer o exclusivo Assistente de Vento Lateral (Cross Wind Assist), que contribui muito para a segurança ao garantir mais estabilidade do veículo, além dos faróis de neblina com assistente direcional integrado e as luzes de condução diurna. Sem falar no visual inovador do modelo, que confere modernidade ao negócio dos clientes.
Entre as demais inovações da família Mercedes Sprinter, vale destacar o ESP Adaptativo, programa eletrônico que integra os assistentes ABS (antitravamento dos freios), ASR (controle de tração), BAS (assistente de frenagem) e EBD (distribuidor da carga de frenagem). Freios a disco nas quatro rodas, airbags frontais (opcional para o passageiro dianteiro, dependendo do modelo), volante multifunção ajustável em altura e distância, rádio com CD/MP3 player, conexão Bluetooth e entradas auxiliar e SD Card, fechamento central das portas por controle remoto, vidros e travas e retrovisores com acionamento elétrico são outros equipamentos disponíveis.