A resposta para o amanhã já está pronta
Enquanto a indústria discute o futuro dos automóveis, a Porsche trabalha no conceito E-Performance, proposta para conciliar desempenho e eficiência energética
Existe unanimidade entre os especialistas da indústria automotiva: o futuro dos automóveis passa pela eletrificação dos sistemas de propulsão, a forma mais limpa e ambientalmente correta para movimentar os veículos. Os amantes de carros esportivos, porém, estavam preocupados, porque veículos projetados para serem econômicos poderiam representar o fim dos motores potentes, da velocidade e, consequentemente, da emoção e do prazer ao dirigir.
Com sua história ligada intrinsecamente aos modelos esportivos, a Porsche anteviu esse obstáculo e tratou de buscar alternativas. Após muita pesquisa, engenheiros e projetistas desenvolveram a solução denominada E-Performance Porsche. Com ela, a fabricante promete proporcionar redução de consumo e de emissões, mantendo o máximo do prazer na condução.
Para isso, ela contou com a experiência adquirida na disputa da mais desafiadora competição do planeta, o Mundial de Corridas de Resistência (WEC) com seu inovador 919 Hybrid, bólido com mais de 900 cv (cerca de 500 cv no eixo traseiro e aproximadamente 400 cv no dianteiro) gerados por um conjunto formado pelo motor 4-cilindros turbo e outro elétrico. O resultado foi o tricampeonato na categoria entre 2015 e 2017.
A Porsche também escreveu seu nome na história com o superesportivo 918 Spyder. Primeiro por ser o primeiro modelo concebido desde a origem como um híbrido Plug-In. Segundo por bater o recorde no lendário circuito de alemão de Nürburgring Nordschleife para carros esportivos homologados para circular por vias públicas, com o tempo de 6min57s. Tendo modelos icônicos como esse servindo de laboratório, os técnicos da Porsche foram além no desenvolvimento de sistemas híbridos capazes de entregar o máximo em desempenho, sem perder de vista a eficiência.
O conceito E-Performance Porsche é baseado em três componentes básicos: Veículo, Energia e Conectividade. O Veículo é fundamental porque ele não só deve acomodar o sistema de propulsão como precisa garantir o prazer ao dirigir. Já o conjunto propulsor tem como missão reduzir drasticamente o consumo de combustível e as emissões, mas entregando a potência e o torque que se esperam de um Porsche.
O item Energia engloba as diferentes maneiras que a Porsche oferece ao cliente para carregar a bateria de íons de lítio. O modo prioritário é em casa. A montadora oferece um carregador (com visual criado pela Porsche Design) que pode ser instalado na parede da garagem. Por meio de um temporizador, o horário da recarga é programado, aproveitando as tarifas de energia mais baratas durante a madrugada, por exemplo. Para o reabastecimento em viagens, os modelos híbridos da Porsche contam com cabos específicos, guardados em estojos no porta-malas.
Já a Conectividade é garantida pelo Porsche Communication Management (PCM), central multimídia de série em todos os modelos que reúne sistemas de áudio, navegação e comunicação. Possui tela tátil de alta definição com sensor de aproximação, tornando a operação ainda mais intuitiva e cômoda. O equipamento pode ser conectado ao iPhone ou AppleWatch para conferir a autonomia da bateria e a carga disponível. Também é possível acionar o carregamento da bateria e o ar-condicionado à distância, para deixar o carro pronto para uso na hora desejada.
Além disso, em conjunto com o navegador, o motorista consegue localizar o ponto de recarga mais próximo.
Utilizando toda a tecnologia disponível, assim como a experiência acumulada em corridas e competições, a Porsche segue com o aprimoramento de seus modelos híbridos Plug-in e com o conceito E-Performance. São ideias que diferenciam seus automóveis de outros híbridos. Dessa forma, se depender da Porsche, os superesportivos não acabarão jamais — para a alegria dos fãs da velocidade e do prazer ao dirigir.