Entenda as diferenças do Novo Nissan LEAF para o carro a combustão
Nível de ruído, manutenção, peso… O elétrico da Nissan revoluciona a forma como as pessoas conduzem um automóvel
À primeira vista, o Novo Nissan LEAF parece um automóvel convencional, com motor a combustão. Mas é só notar o design moderno para ver que se trata de um carro diferente. A começar pelas entradas para o cabo de recarregamento das baterias. São detalhes que comprovam: o veículo elétrico é a melhor alternativa para a mobilidade urbana.
O design futurista é muito atraente. Repare que o Novo Nissan LEAF não possui grade dianteira vazada, igual a de outros modelos. O item é desnecessário por não possuir radiador ou outro componente que exija arrefecimento. Além do visual clean, isso garante maior eficiência aerodinâmica (Cx de 0,28) e, consequentemente, melhor desempenho. Afinal, o modelo vence a resistência do ar com mais facilidade.
O desempenho, aliás, é uma das grandes vantagens do Novo Nissan LEAF em relação a um automóvel com motor a combustão. Capaz de entregar 110 kW – o equivalente a 149 cv, o mesmo que um motor 4 cilindros 2.0 turbo –, o Novo Nissan LEAF impressiona pelo torque de 32,6 kgfm, já disponível ao primeiro toque no pedal do acelerador, em apenas um décimo de segundo. Nenhum automóvel com propulsão térmica – nem mesmo um superesportivo – arranca de forma parecida.
O melhor é que o desempenho do Novo Nissan LEAF vem acompanhado de muito silêncio ao dirigir, e ainda oferece uma maneira fluida e divertida ao acelerar e frear, graças ao e-Pedal, sistema que praticamente elimina a necessidade do freio no trânsito urbano pesado. Quando o motorista alivia o pé do acelerador, o dispositivo de regeneração entra em ação, transferindo a energia da frenagem para a bateria e reduzindo a velocidade do carro até a parada total.
Peso e manutenção
Alguém pode até falar do peso do Novo Nissan LEAF, de 1.582 kg, enquanto o sedã Nissan Sentra, que é maior, pesa 1.337 kg. Mas até isso conta a favor do veículo elétrico. A bateria localizada no assoalho proporciona ótima estabilidade, porque o centro de gravidade está em posição muito baixa, melhorando a dirigibilidade principalmente em trechos sinuosos.
Outra vantagem do Novo Nissan LEAF em comparação aos carros com motor a combustão é o valor da manutenção. Quando comparado a um hatch de porte similar, o modelo elétrico mais vendido do mundo apresenta custo de manutenção 30% menor nas revisões até 60.000 km, devido à simplicidade do projeto.
O motor do Novo Nissan LEAF não tem válvulas e comandos para serem regulados e outros itens como pistões, velas, óleo, motor de partida, alternador, embreagem, bicos injetores e filtro de combustível.
Funcionamento da bateria
A energia acumulada na bateria do Novo Nissan LEAF é enviada diretamente ao motor e dele para as rodas, de forma muito mais rápida e praticamente sem perdas. Já no motor a combustão, o movimento é gerado a partir da explosão da mistura de ar e combustível (armazenado no tanque). Essa mistura – que é controlada por uma central eletrônica – entra nos cilindros e, após o fechamento das válvulas, é comprimida pelos pistões.
Ocorre então a explosão, provocada pela centelha oriunda das velas e, em seguida, os gases resultantes são expulsos do interior do cilindros por um novo movimento dos pistões. Toda essa movimentação chega ao virabrequim (espécie de árvore de manivelas localizada na parte inferior do motor) e então é enviada para o câmbio, antes de chegar às rodas.
O Novo Nissan LEAF faz toda essa entrega sem prejudicar o meio ambiente, uma vez que sua emissão é zero. Vale lembrar que o carro elétrico é extremamente silencioso e nem sequer possui sistema de escapamento. Com isso, tem liberdade para trafegar em cidades com sistema de rodízio ou zonas de restrição. O Novo Nissan LEAF é sinônimo de mais conforto aos ocupantes e tranquilidade para quem está do lado de fora.