Novo Honda Civic EXL: quando o conforto encontra a tecnologia
Pacote atraente de equipamentos destaca o modelo no concorrido segmento de sedãs médios

Com 20 anos de Brasil, o Honda Civic é sinônimo de veículo confiável, confortável, robusto e com ótima liquidez. Tais características se mantiveram em sua 10ª geração, premiada com o título de Melhor Sedã Médio do Brasil pelo time de especialistas do Jornal do Carro.
O novo Honda Civic foi o primeiro modelo a contar com painel de instrumentos digital TFT de alta resolução. Mas o pacote de novidades traz outras tecnologias, como sistema multimídia com entrada HDMI, freio de estacionamento elétrico e o motor 2.0 da versão EXL.
O moderno conjunto 2.0 16V adota o conceito Earth Dreams de motores para gerar até 155 cv de potência e concilia ótima performance com baixo consumo de combustível. Pela primeira vez, o motor foi acoplado a um moderno câmbio automático CVT. A tecnologia adota polias e uma correia metálica para obter o máximo de eficiência sem abrir mão do prazer ao dirigir.
Quando o motorista pisa fundo no acelerador ou usa as borboletas embutidas no volante, a central eletrônica do câmbio passa a simular o comportamento de uma caixa de sete marchas. Isso deixa o novo Civic EXL com uma dinâmica igual a de modelos com câmbio automático convencional, aliando desempenho e consumo.
No entanto, ter a melhor performance no disputadíssimo segmento de sedãs médios não basta para agradar aos clientes cada vez mais exigentes. Assim, o Civic EXL dispõe de uma longa lista de itens de série, como ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia com navegador GPS e conexão para celulares Android e Apple, controles de estabilidade e tração, airbags frontrais, laterais e de cortina, faróis com luzes diurnas (DRL) em LEDs e fixação Isofix para cadeirinhas no banco traseiro, câmera de ré e sensores de estacionamento.
O cuidado na elaboração do pacote de equipamentos aparece nos mínimos detalhes. A câmera de ré, por exemplo, possui linhas dinâmicas (mostrando o caminho que o carro irá percorrer conforme o volante é esterçado) e três modos de visão, recurso que melhora a visualização durante as manobras.
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com aviso sonoro e luminoso complementam o pacote e dão mais conforto ao motorista em balizas paralelas ao meio fio ou em vagas apertadas de shoppings.
O Civic possui ainda Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB) com função Brake Hold, que elimina a necessidade de o motorista manter o pé no freio ao parar em semáforos. E o Botão Econ altera parâmetros do motor, controlador de velocidade e até do ar-condicionado para melhorar ainda mais o consumo.
O amplo espaço interno foi alcançado com o reposicionamento dos bancos, que agora estão mais próximos do chão. Isso realça a esportividade do Civic EXL e entrega conforto para que cinco adultos façam longas viagens sem cansaço. A dirigibilidade, que transformou o modelo em referência dinâmica, também foi otimizada com nova suspensão independente nas quatro rodas e direção elétrica com auxílio em manobras mais intensas.
Seguindo o conceito Honda “Máximo para o homem, mínimo para a máquina”, o Civic foi desenvolvido para garantir total conforto aos ocupantes, graças ao design interno e à ergonomia diferenciada. As portas dianteiras podem ser abertas em três estágios, chegando próximo de 90° e 1,20 m de vão, tornando a entrada e a saída ainda mais confortáveis. Além disso, o console central é elevado, os bancos com design envolvente abraçam o motorista e o porta-malas é um dos maiores da categoria, com 519 litros de capacidade.
A Honda também oferece uma família completa de acessórios homologados. Com eles é possível personalizar o Civic com qualidade e bom gosto, mantendo a garantia de três anos de fábrica.