Novo Honda Fit: ainda mais moderno e seguro
Linha 2018 estreia equipamentos exclusivos no mercado

O Honda Fit é um daqueles carros que parecem desafiar a lógica. Por fora, seu design único embala uma carroceria compacta, favorecendo o dia a dia nas grandes metrópoles com cada vez menos espaço. Sua cabine, porém, entrega uma amplitude só vista em SUVs grandes – e bem mais caros. Mas, afinal, qual é o segredo do Fit?
Um dos grandes trunfos do carro é o sistema de configuração de bancos ULTRa Seat. Exclusivo da Honda, o mecanismo vai além do simples rebatimento dos bancos e conta com quatro modos de utilização: Utility (para grandes volumes), Long (para objetos compridos), Tall (para cargas altas) e Refresh (que cria uma grande área de descanso aos ocupantes).
O ULTRa Seat possibilita, por exemplo, o transporte de uma carga alta e que não pode ser deitada – como um vaso de plantas. Basta levantar o assento com dois movimentos. Precisa transportar uma prancha de surfe? É só rebater o encosto dianteiro para colocar objetos que em outros automóveis precisariam ir no teto.
Até para relaxar o Fit tem a solução perfeita. Os dois encostos dianteiros podem ser posicionados na horizontal, formando uma superfície plana e macia, ideal para dois adultos descansarem após um passeio.
O Fit reinventou o rebatimento dos bancos traseiros. Ao abaixar os encostos, o piso do porta-malas fica alinhado com o resto do compartimento. Isso elimina os antigos malabarismos na hora de colocar a bagagem e permite o aproveitamento de toda a área disponível.
Tamanha versatilidade é impulsionada pelo eficiente motor i-VTEC 1.5 de 116 cv de potência, que pode ser associado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático CVT, capaz de simular sete marchas. Esse conjunto possibilita ao motorista encontrar desempenho superior para a categoria sem abrir mão do consumo de carro compacto. O novo Honda Fit 2018 foi classificado com nota A no programa de etiquetagem do Inmetro/Conpet.
O recente lançamento da Honda recebeu itens de segurança exclusivos no segmento. Em todas as versões, o Fit vem equipado de série com o VSA (Vehicle Stability Assist), sistema que agrega os controles de tração e estabilidade e com o HSA (Hill Start Assist) – assistente de partidas em rampa.
No conjunto do VSA, o controle de tração impede que as rodas patinem caso o motorista acelere sobre pisos escorregadios. Já o controle de estabilidade evita que o Fit rode se passar por cima de uma poça de óleo em uma curva, por exemplo.
E o assistente de partida em rampa dá aquela força quando você precisa parar em uma ladeira. Ao detectar a inclinação do carro, o HSA mantém os freios acionados por alguns segundos após o motorista soltar o pedal, facilitando a saída e eliminando o risco de o automóvel ir para trás. O melhor é que o sistema também funciona em descidas ao engatar a ré, o que é especialmente útil em manobras feitas nas ladeiras.
Caso o motorista precise frear o carro repentinamente, o Emergency Stop Signal (ESS) aciona automaticamente o pisca-alerta em situações de frenagens bruscas. O Fit também pode receber até seis airbags de série na versão EXL.
O pacote topo de linha traz uma nova central multimídia. Ela tem tela sensível ao toque de sete polegadas e traz navegador GPS embutido. A central conta com interface de integração para celulares com Apple Carplay e Android Auto – incluindo, neste último caso, o uso do aplicativo Waze.
O design do ar-condicionado automático digital também contribui para um aspecto visual da cabine ainda mais elegante, além de garantir total conforto e praticidade com comandos em sua tela sensível ao toque.
Outra novidade do Fit EXL são os retrovisores rebatíveis eletricamente. O recurso é muito útil ao se manobrar em vagas apertadas, cada vez mais comuns nos edifícios residenciais mais novos e nos shoppings. Assim, fica fácil sair do carro em espaços estreitos.
O design foi repaginado para adotar a nova identidade visual da Honda sem perder as características que tornaram o Fit um modelo tão marcante. As mudanças ocorreram até nos detalhes. O modelo traz para-choques mais encorpados, grade frontal com novo design, bem como faróis, lanternas traseiras e luzes de rodagem diurna (DRL) em LED.
Integrados com o desenho da nova grade dianteira, os faróis baixo e alto em LED oferecem um nível de iluminação encontrado somente em carros de categoria superior. Além de deixar o design mais sofisticado, a tecnologia aumenta a segurança ao rodar tanto de dia como à noite. A linha 2018 também ganhou a versão Personal, feita para atender ao crescente público PCD (portadores de algum tipo de deficiência).
Esse pacote de novidades levou o Fit a faturar o prêmio “Os Melhores”, do Jornal do Carro, na categoria Minivan/Monovolume. A eleição reconhece os veículos que mais atendem aos desejos de seus consumidores, confirmando a credibilidade que o Fit conquistou em quase 15 anos de história no Brasil.