Husqvarna, uma marca em permanente inovação
Uma das empresas mais antigas do mundo hoje é sinônimo de excelência na produção de
motocicletas.

Não dá para falar da Husqvarna, a marca azul e amarela, imbatível nas pistas de terra, nas provas de enduro e no design disruptivo, sem voltar ao tempo e conhecer melhor a gloriosa história por trás da companhia.
A marca nasceu ao sul da Suécia, em 1689 – e é por isso que ela carrega essas cores tão tradicionais. O longo tempo de existência, por sinal, faz da Husqvarna um dos grupos industriais mais antigos do mundo ainda em atividade.
Na época, as duas rodas nem eram uma ideia na fábrica com cerca de mil empregados cercada por gelo, mas, sim, a produção de rifles e mosquetes. Uma curiosidade: a última arma fabricada pela Husky – como é carinhosamente conhecida — foi em 1989. Daquele momento em diante, o sucesso em outras atividades era tão certeiro quanto um tiro bem disparado.
Além dos produtos bélicos, a Husky passou pela fabricação de máquinas de costura e utensílios de cozinha. Itens que não têm absolutamente nada a ver com o que a empresa se tornou, mas, de alguma forma, a levou ao topo entre as motocicletas. A primeira delas surgiu em 1903, praticamente como uma bicicleta a motor.
Quando o motocross se popularizou na Europa, em meados dos anos 1950, a Husqvarna se destacou. A Silverpilen, ou “Flecha de Prata”, foi o modelo pioneiro da marca na corrida fora das pistas, com apenas 75 kg, garfo telescópico, amortecedores hidráulicos e um motor ancorado ao chassi. Ela se tornou referência em tecnologia no off-road.
Título mundial de motocross em 1959
A imponência da Husky no motocross ficou marcada em 1959, quando Rolf Tibblin levou sua 250 cc ao título mundial. Com o tempo, a marca acumulou 14 títulos mundiais de motocross, 24 títulos no Campeonato Europeu de Enduro e 11 vitórias na Baja 1000, triunfos que rapidamente tornaram a Husqvarna uma marca de motocicletas off-road por excelência. Em 50 anos de competições, são mais de 82 títulos.
Fora do off-road, a Husqvarna coloca em prática seu mindset futurista para criar motos totalmente fora de seu tempo, com desenhos arrebatadores e tecnologias que fazem jus à trajetória de vanguarda da marca.
É o caso das versões de rua 701 Enduro, 701 Supermoto, 401 Svartpilen e 401 Vitipilen, além da 701 Vitipilen, uma das maiores sensações da marca no mundo.
A Vitpilen vem de fábrica com acelerador eletrônico (ride by wire), embreagem deslizante, que impede o travamento da roda traseira, quickshifter (para subir e descer as marchas sem utilizar a embreagem), câmbio de seis marchas e controle de tração.
Os freios com assistência ABS são servidos de disco de 320 mm na dianteira, com pinça da marca Brembo de quatro pistões, e disco de 240 mm na traseira, com pinça Brembo de um pistão. Tanta qualidade comprova que a Husqvarna continua respirando toda inovação nascida na linha de produção na cidade de Huskvarna, na Suécia.
Essa imponência também chegou ao Brasil. Em 2018, a marca sueca abriu sua primeira loja, em São Paulo, chamada Power Husky. Em uma concessionária recheada de estilo, diferentes produtos que vão além das motocicletas – como capacetes e jaquetas – mostra que a marca está aumentando suas operações gradativamente por aqui. Afinal, inovação é sua palavra de ordem.