Compass fatura prêmio de Utilitário Esportivo
SUV da Jeep faz jus ao DNA da marca

É impossível falar de SUVs sem mencionar a Jeep. Desde seu nascimento, a marca está ligada ao fora de estrada, a ponto de criar o substantivo “jipe”. A marca jamais se acomodou com o sucesso do clássico CJ e ousou ao lançar, há mais de 50 anos, o Wagoneer, primeiro utilitário esportivo da história. O passado ajuda a entender o êxito do novo Compass no Brasil, eleito o Utilitário Esportivo do ano na premiação “Os Melhores”, do Jornal do Carro.
Produzido no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), o modelo rapidamente caiu no gosto do brasileiro, tornando-se rapidamente um sucesso de vendas por aqui. O Brasil teve papel crucial no desenvolvimento deste SUV global e foi o primeiro mercado a recebê-lo em todo o mundo.
O Compass é oferecido em cinco versões, incluindo a série especial Night Eagle. O trem de força pode ser composto pelo moderno motor 2.0 Tigershark flex com câmbio automático de seis marchas (4×2) ou nove marchas (4×4) e pelo econômico 2.0 turbodiesel com transmissão automática de nove marchas e tração integral.
Seja qual for a versão, o nível de equipamentos é generoso e o proprietário ainda pode adicionar outros itens para tornar seu Compass exclusivo. Há opção de chave presencial para abertura das portas e partida do carro por botão, sistema de estacionamento automático, faróis de xenônio, teto solar panorâmico, alerta de veículo no ponto cego e sistema de som premium Beats.
O controlador de velocidade adaptativo, exclusivo no segmento, é um show por si só. Com ele, você seleciona a velocidade que gostaria de manter em uma via expressa ou estrada e um radar frontal monitora tudo o que acontece à frente. Caso um carro mais lento se aproxime, o Compass freia automaticamente para manter uma distância segura. Se o radar perceber a iminência de uma colisão, o motorista é alertado imediatamente por meio de sons e avisos visuais. Se ainda assim ele se descuidar, o Compass é capaz de frear sozinho para impedir ou diminuir os danos de uma batida.
Câmeras no para-brisa monitoram as faixas de rolamento (alertando o motorista se o Compass começar a invadir a pista ao lado sem acionar a seta) e controlam o farol, ligando e desligando o facho alto automaticamente em estradas, evitando que outros motoristas tenham a visão ofuscada.
O ótimo espaço interno garante conforto para os ocupantes do Compass, que contam com sistema multimídia com espelhamento para celulares Android e iOS, ar-condicionado digital de duas zonas, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos em todas as versões.
Quem viaja atrás não passa aperto — pois o túnel central do assoalho é rebaixado — e nem calor, graças ao difusor traseiro do ar-condicionado. A Jeep também pensou no consumidor que gosta de personalizar o Compass, com ampla oferta de acessórios homologados da Mopar.
Entre eles está o engate removível, que evita estragos em outros veículos em pequenas colisões. Levar carretas ou reboques, aliás, não é motivo de preocupação para o dono de um Compass, pois o controle de estabilidade e tração (ESC) possui o recurso de assistente de reboque, evitando sustos ao enfrentar ventos laterais ou pisos escorregadios.