Kia Sportage: em 2019, mais beleza e tecnologia
A nova linha no SUV passa por lapidação estética e refinamento tecnológico

Único SUV importado presente na lista dos 15 utilitários mais vendidos do Brasil em 2018, o Kia Sportage ganhou retoques refinados para continuar sua caminhada de sucesso em 2019. O novo modelo teve os traços exteriores lapidados de maneira marcante, como se pode ver nos para-choques, faróis, nas lanternas e novas rodas de 19” oferecidas nas versões P.264 e P.265.
Dono de um estilo único, o Sportage recebeu faróis redesenhados por dentro, que os deixaram com formas e acabamento semelhantes aos de joias. No para-choque é fácil reparar a nova disposição dos faróis de neblina, de facho quádruplo e agora divididos dois a dois por uma haste que atravessa a peça de ponta a ponta. Na traseira, os designers da marca refizeram a assinatura da iluminação por LED, deixando-a mais marcante e singular. Como sempre, é impossível não reconhecê-lo à distância.
Por dentro, o motorista continuará desfrutando de espaço interno acima da média do segmento. Com 4,48 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e 1,85 m de largura, ele leva cinco adultos com o conforto e a comodidade que um utilitário deve oferecer. No porta-malas há 503 litros de capacidade para as bagagens, outra grandeza que supera a maioria da concorrência. Na versão 2019, os ocupantes contam também com novos assentos nos bancos dianteiro e traseiros. As mudanças estão concentradas no uso dos materiais, tecidos e no formato dos bancos, sensivelmente mais confortáveis.
As inovações se estendem ao volante – com melhor pegada e acabamento em alumínio escovado nas hastes –, aos comandos do climatizador de ar digital de dupla zona, às saídas de ar internas e à adoção de equipamentos de segurança, como alerta de ponto cego e de tráfego cruzado, que emitem luzes e sons para avisar o motorista e evitar acidentes em tráfego contínuo e em manobras de estacionamento. Na nova central multimídia com monitor tátil, o motorista conta com a câmera de ré, central GPS e a possibilidade de espelhamento do smartphone com sistemas Android Auto ou Apple CarPlay.
A motorização permanece inalterada, com o 2.0 16V de comando variável de válvulas no cabeçote (CVVT) de funcionamento suave e alto desempenho. Com etanol ele produz 167 cv a 6.200 rpm e 20,2 kgfm de torque a 4.200 rpm, números mais do que suficientes para deslocar o peso de 1.520 kg da imobilidade aos 100 km/h em apenas 11 segundos.
O câmbio automático de seis marchas permite trocas sequenciais pela alavanca e também pelos paddle-shifters e dão agilidade à condução. Agora a transmissão conta também com o modo Eco, que organiza as trocas de marchas em rotações mais baixas visando melhor consumo de combustível, e a função esportiva, que faz as trocas na rotação mais elevada para melhorar as respostas do motor.
O Sportage está disponível em quatro versões, mas por enquanto apenas a P.264 e a P.265 – que substituíram a P.254 e a P.255– passaram por reestilização. A P.152 traz de série rodas de aro 18”, central multimídia com tela de 5”, controlador de velocidade de cruzeiro e comandos no volante entre os destaques.
A P.253 inclui a central multimídia com tela de 7”, volante com base achatada e paddle-shifters, controles de estabilidade e tração, bancos de couro (os dianteiros vêm com ajustes elétricos), rodas de 19”, sem o novo desenho e partida por botão. Na P.264 o comprador tem os mesmos itens de série da P.253, mas inclui o exclusivo teto solar panorâmico duplo no pacote de série.
Por fim, a P.265, topo de linha do Sportage, traz todos os equipamentos da P.264 mais carregador de celular por indução – que dispensa o uso de fio –, faróis de LED e detector de ponto cego e tráfego cruzado. Todas as versões trazem seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina) e cinco anos de garantia.