Nova geração do Fiat Ducato traz mais capacidades e versões
Gama entrega dimensões maiores, motor mais potente e amplo portfólio para se adequar a variadas aplicações

Disparado líder de vendas da categoria por quase uma década, o novo Fiat Ducato está de volta ao mercado brasileiro, com visual bem mais moderno, maior em todas as dimensões, motor revigorado com mais força e potência, além de aumentar a oferta dentre versões furgões, vans e cabine-chassi.
No projeto do novo Fiat Ducato, os engenheiros passaram uma borracha no passado e trouxeram vitalidade à aparência do utilitário, com inspiração e linhas aerodinâmicas presentes nos trens de alta velocidade, um visual para não deixar dúvidas a respeito da robustez e do desempenho que oferece. Os recursos empregados ficam claros no compartimento do motor mais curto, emoldurado por um para-choque dianteiro mais largo que dá continuidade às molduras laterais e um novo conjunto ótico em posição mais elevada.
O visual renovado do utilitário, no entanto, não se presta somente como função estética, mas também como resposta às medidas maiores do modelo. Maior em todas as dimensões, o desenvolvimento promoveu mais espaço para motorista, passageiros e carga. Em relação à geração anterior, o novo Fiat Ducato é 16 centímetros mais longo nas versões com entre-eixos curto, 26 cm maior nas de entre-eixos médio e 34,5 cm na variante com distância mais longa. Na altura, o utilitário cresceu 10 cm na opção com teto baixo e 5 cm na de teto alto. Depois, o veículo ficou 6 cm mais largo. Para o dia a dia do transportador, o modelo passou a ter 15% a mais na área de carga, além de capacidade para 250 kg a mais nas versões de passageiros, para 3.750 kg de peso bruto total (PBT).
O aumento da capacidade de carga, porém, não prejudicou a flexibilidade que entrega os serviços de distribuição, especialmente nos furgões. A altura do modelo, com 2,2 metros ou 2,5 metros, a depender da versão, permite acesso em boa parte dos estacionamentos de centros comerciais, como shopping centers.
Como sustentação para um pacote que ficou maior e mais capaz, o novo Fiat Ducato também ganhou eficiência com o acréscimo de 3 cavalos de potência e 0,5 kgfm de torque. O motor de 2.3 litros fornecido pela FPT desenvolve agora 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 rpm. Associado ao propulsor, o antigo câmbio de 5 marchas deu lugar à transmissão de 6 marchas para aproveitamento máximo dos novos valores.
A Fiat garante que o conjunto mecânico ficou melhor ajustado para deslocamentos mais ágeis no trânsito, além de possibilitar consumo de combustível 10% menor se comparado à geração anterior. O novo Fiat Ducato ainda proporciona mais autonomia, com aumento de 10 litros no reservatório de combustível, agora com tanque de 90 litros.
Uma grande família
Na família do novo Fiat Ducato, o transportador tem à disposição amplas possibilidades para seu negócio a partir de 13 versões: três furgões chamados Cargo; duas como ambulâncias; quatro de passageiros, os Minibus, o que inclui variante com equipamento de acesso a cadeirantes; duas Multi, destinadas a adequações variadas, o pet shop sobre rodas, por exemplo; e a inédita cabine-chassi, para atender diferentes aplicações no transporte de carga, dos baús às plataformas de reboque.
Especialmente para os novos utilitários da Fiat, a Mopar, unidade de negócios de peças e serviços da FCA, desenvolveu 29 itens exclusivos, dentre equipamentos e acessórios que promovem mais conforto, segurança e funcionalidade para encarar o trânsito e as estradas. Na lista tem iluminação de Led para o compartimento de carga, retrovisor central com câmera de ré e engate removível para reboque. A empresa também ajuda o empreendedor e dá suporte a projetos personalizados, como transformações em food truck.