Novo Fiat Ducato privilegia conforto para passageiros
Família tem quatro versões do Minibus à disposição para suprir qualquer necessidade, do transporte escolar ao fretamento

O lançamento do novo Fiat Ducato trouxe para o mercado ferramentas que colocam o transporte de passageiro em patamar mais elevado de qualidade. Não importa a segmentação do serviço, do fretamento ao receptivo, a linha abriga quatro versões do Minibus, diferenciadas de acordo com o acabamento interno e recursos oferecidos.
No portfólio o transportador encontra desde configurações mais despojadas, melhor adequadas para os trajetos de curtas distâncias, o escolar, por exemplo, às variantes nas quais o conforto tem de falar mais alto, com adoção de bancos reclináveis e revestimento parcial de couro.
Independentemente da escolha, no entanto, a engenharia debruçada no projeto do novo Fiat Ducato partiu da ideia de criar um utilitário, mais generoso em espaço interno se comparado à geração anterior. Com capacidade para acomodar 15 passageiros mais o condutor, as novas medidas do Minibus se traduziram em mais liberdade de movimentos para os ocupantes. O desenvolvimento permitiu ainda incorporar na gama uma versão extralonga, de 6,35 metros de comprimento, ampliando o espaço para bagagem.
Conforto e capacidade
Para privilegiar o conforto, o projeto também fez interferências na suspensão do veículo. O novo Fiat Ducato Minibu possui rodas independentes na dianteira, solução utilizada em automóveis. O arranjo proporciona que o conjunto absorva de forma mais suave as irregularidades do piso, sem impactos ásperos. Na traseira, os projetistas combinaram eixo rígido e molas longitudinais, que garante a robustez para a capacidade de carga.
As alterações na suspensão permitiram elevar a capacidade de carga em 250 kg, para 3.750 kg de peso bruto total (PBT), uma evolução que dá ao empreendedor garantia de deslocamentos sem excessos de peso. Na conta final da operação, a maior capacidade de carga do novo Fiat Ducato para transporte de passageiros preserva as boas condições do veículo e reduz custos, seja com manutenção ou combustível.
O lançamento da Fiat também ficou mais prático para o serviço de deslocamento com pessoas. Novas guias superiores no sistema de deslizamento das portas laterais reduziram o esforço e novas maçanetas facilitaram a abertura, tanto com a mão direita como com a esquerda. Na questão de acesso, ainda, o Minibus oferece a possibilidade de configuração interna para acomodar cadeirantes.
A segurança no novo Fiat Ducato Minibus adota um conjunto de recursos. Além dos itens obrigatórios, como air bags frontais e sistema ABS, o modelo traz de série freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade e Hill Holder, o assistente de partida em rampa, que impede o movimento do veículo para trás nas saídas em ladeiras, recurso conveniente também para manobras de estacionamento em trechos íngremes.