Novo Kia Sportage, um campeão reestilizado
SUV importado mais vendido do país chega a 2019 ainda mais bonito

Kia Sportage chega a 2019 com um novo desenho que dá frescor ao conjunto consagrado por público e crítica. O importante facelift alterou especialmente o design externo. São novos para-choques dianteiros e traseiros, faróis, lanternas e o estilo das rodas de 19”.
Seus faróis receberam tratamento especial. Saíram os canhões duplos e entrou uma peça com refinamento de joia. Na parte inferior, as luzes de neblina também receberam um novo conjunto. O canhão quádruplo de LED ilumina o caminho tanto na luz baixa e luz alta. O aspecto do conjunto agora é entremeado por uma haste que acompanha o desenho frontal de ponta a ponta, encontrando com a luz de neblina no lado oposto.
A grade frontal, com o marcante “nariz de tigre” que dá a singularidade ao seu estilo, permanece inalterado. Contudo, recebeu uma pintura em preto brilhante, realçando a sensação de acabamento e reforçando o status premium. Na traseira, as lanternas de LED ganharam assinatura inédita para que o Sportage seja reconhecido à distância, tanto na função de lanterna como quando freia. As luzes de ré e de seta permanecem no canto inferior do para-choque, mas agora estão lado a lado, um pouco acima de uma peça reflexiva.
Por dentro, a cabine manteve o consagrado aproveitamento de espaço, mas passou por alterações pontuais, ressaltando seu ambiente bem acabado e tecnológico. O novo volante tem melhor pegada, com base achatada e um acabamento em alumínio escovado na parte inferior da peça. Nas duas hastes laterais permanecem os comandos de ajustes do som, para chamadas telefônicas sem as mãos, do controlador de velocidade automático e também para as informações de bordo. Os assentos também receberam tratamento especial, e agora surgem com novos materiais, extremamente confortáveis e com desenho mais anatômico que o do antecessor.
Central multimídia com tela de 8”
A central multimídia com monitor tátil retangular é outra novidade na linha. Com 8” na versão topo de linha, ela traz sensibilidade ao toque igual à de um smartphone, ela permite o espelhamento via Android Auto ou Apple CarPlay, além de mostrar a câmera de ré para manobras de estacionamento e os mapas do navegador via GPS.
Como opcional o Sportage agrega teto solar panorâmico duplo que recobre 90% da área superior. Outros itens que podem equipar o SUV são o carregador de celular por indução e os detectores de ponto cego e de tráfego cruzado, que funcionam por alertas visuais e sonoros. O Sportage conta com seis airbags de série em todas as versões.
Sob o capô trabalha o refinado motor 2.0 de quatro cilindros, com duplo comando de válvulas variável no cabeçote (Dual CVVT) dotado de tecnologia flexível. Com etanol, essa usina de força entrega 167 cv de potência a 6.200 rpm e dispõe de excelentes 20,6 kgfm de torque entregues a 4.700 rpm. Abastecido com gasolina, ele atinge 156 cv e 19,2 kgfm de torque nas mesmas rotações do etanol.
A transferência de força é feita por um câmbio automático de seis marchas, com conversor de torque e a possibilidade de trocas sequenciais pela alavanca ou pelas aletas atrás do volante (paddle-shifters). Por aqui, o motorista também consegue adequar o trabalho da transmissão de acordo com o seu modo de condução. O novo Sportage está disponível em três opções: Normal, Eco, que faz trocas de marchas em rotações mais baixas visando a economia de combustível, e a Esportiva, que privilegia o desempenho elevando as rotações até o limite para as trocas de marchas.