Porsche 911 GT3 RS reescreve a história
O novo Porsche 911 GT3 RS foi criado para as pistas, possui o motor naturalmente aspirado mais potente da marca e estabeleceu um novo marco em Nürburgring-Nordschleif
Dizer que um Porsche foi desenvolvido para as pistas pode parecer redundância. Afinal, o primeiro carro registrado com o nome Porsche foi o 356, roadster que construiu uma gloriosa história nas competições. No caso, do GT3 RS, porém, o correto é dizer o contrário.
Versão mais potente do Porsche GT3, o RS é o modelo criado para as ruas a partir de um produzido para as pistas. Trata-se do 911 com motor naturalmente aspirado produzido em série mais potente na história da marca. Seu motor boxer 6-cilindros de aspiração natural e 4.0 litros é capaz de entregar incríveis 520 cv e 47,9 kgfm de torque. Segundo a fabricante, o modelo chega a 312 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos!
O câmbio é automatizado de dupla embreagem (PDK) com sete marchas, sistema de vetorização de torque e bloqueio do diferencial traseiro para garantir a estabilidade nas curvas contornadas no limite. Juntas esféricas nos braços da suspensão, em vez das tradicionais buchas de material sintético, proporcionam muito mais precisão no controle do carro, enquanto as rodas de liga leve de 20 polegadas (com pneus 265/35) na dianteira e de 21 polegadas atrás (pneus 325/30) conferem agilidade, dinamismo e melhor tração.
Externamente, o GT3 RS é facilmente reconhecido pelo bem dimensionado aerofólio traseiro fixo, que proporciona maior estabilidade direcional, tanto em retas quanto em curvas, além das grandes entradas de ar NACA no capô e na parte inferior do para-choque frontal. A saída de ar à frente do capô melhora o arrefecimento e proporciona mais downforce em altas velocidades.
Um Porsche feito para ser leve e veloz
Como em todo carro de competição, o peso foi uma grande preocupação dos projetistas na hora de conceber o GT3 RS. Assim, para deixar o 911 mais leve, a fabricante providenciou capô, para-lamas, tampa traseira e aerofólio de fibra de carbono e teto de magnésio. De quebra, essas mudanças permitiram baixar seu centro de gravidade, melhorando ainda mais o equilíbrio nas pistas.
Por dentro, o 911 GT3 RS ostenta cabine com visual simples para garantir a leveza do carro. O revestimento é de couro Alcantara e os bancos são do tipo concha, que seguram o corpo, mesmo nas curvas mais rápidas. Não há maçanetas para abertura das portas, apenas alças. Todas as alterações resultaram um bólido de competição com relação peso-potência de apenas 2,75 kg/cv.
Como faz com todos os seus modelos GT atuais, a Porsche oferece o pacote Clubsport (opcional sem custo adicional). Voltado para quem pretende utilizar o GT3 RS em competições, o pacote é composto por arco de proteção interno (santantônio), extintor de competição, pré-instalação de disjuntor de bateria e cinto de segurança de seis pontos.
Se os objetivos nas pistas forem mais ambiciosos, é possível optar pelo pacote Weissach (nome da cidade onde se localiza o centro de desenvolvimento da Porsche), que reduz ainda mais o peso do GT3 RS, com a adoção de barras estabilizadoras e teto feitos em com fibra de carbono e rodas de magnésio forjadas. Tudo isso alivia em 11,5 kg o peso do cupê.
Tem mais: o arco de proteção interno de titânio do pacote Weissach é 12 kg mais leve que o similar de aço do Clubsport. O volante e as borboletas feitos em fibra de carbono também fazem parte do pacote. Tudo em nome da leveza.
Potente e muito leve, não é de estranhar que o novo Porsche 911 GT3 RS tenha estabelecido um novo marco para carros de sua categoria no lendário circuito de Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha. No dia 16 de abril deste ano, o modelo percorreu os 20,6 km do traçado em apenas 6min56s4.
Após o 918 Spyder e o 911 GT2 RS, o novo Porsche 911 GT3 RS tornou-se o terceiro modelo de produção da Porsche a registrar tempo de volta inferior a sete minutos no mais exigente e desafiador circuito do planeta, também conhecido como “Inferno Verde”.