Qualidade a toda prova
A importância de usar componentes confiáveis e a perfeição na montagem de seus carros são atributos ligados à história da Porsche
Automóveis de alta qualidade fazem parte da tradição da Porsche. E qualidade não se refere somente aos componentes utilizados nos produtos ou na precisão da montagem e fabricação deles. Equipamentos de última geração, desempenho de tirar o fôlego e ronco apaixonante do motor também estão presentes em todos os modelos Porsche. Sem esquecer a atenção com o design, a sofisticação do material usado e, claro, a paixão pelos detalhes que cada funcionário – de todas as unidades da marca – traz dentro de si. Na Porsche, a busca pela qualidade também se estende ao relacionamento com os clientes.
“Cada Porsche é um exemplo do nosso padrão de qualidade abrangente – não apenas na linha de produção ou no setor de desenvolvimento, mas em todos os departamentos da empresa”, afirma Albrecht Reimold, executivo de Produção e Logística da Porsche AG. “Nossos funcionários trabalham duro para entregar aos clientes veículos de alto nível, que acompanha cada carro em todas as fases de sua longa vida útil. Basta lembrar que mais de dois terços de todos os Porsche construídos estão rodando até hoje.”
Para atender os anseios dos clientes, a Porsche definiu quatro pilares para sustentar o seu conceito de qualidade. São eles: qualidade emocional, qualidade funcional, qualidade de imagem e qualidade de serviço. “A interação entre cliente e marca ocorre em todos os pilares”, explica Frank Moser, chefe de Qualidade Corporativa da Porsche. “Mas cada um deles deve ser aprimorado continuamente e de maneira sustentável. O patamar que já atingimos nunca é bom o suficiente para nós.” Conheça a definição de cada pilar.
– Qualidade emocional: constituída pela combinação de design, desempenho e som, é uma das características mais importantes para um Porsche e atua como elemento-chave na hora da compra.
– Qualidade funcional: é a que sempre garante o excelente funcionamento do automóvel. Inclui a confiança do cliente, a excelência do carro e a praticidade no uso diário.
– Qualidade de imagem: o cuidado nos detalhes, na escolha do material empregado no acabamento, a perfeição nos encaixes e a aparência impecável. Esse conjunto transmite a impressão de um Porsche perfeito.
– Qualidade de serviço: a experiência dos clientes é completada com o atendimento impecável e sempre atencioso da marca, que está em constante aprimoramento.
O desafio da fabricante é elevar o padrão de qualidade a cada modelo lançado. “Não nos contentamos em simplesmente manter o nível de qualidade. Apesar das novas tecnologias e da complexidade cada vez maior dos produtos, buscamos sempre melhorar a cada lançamento”, diz Frank Moser. Ele conta que várias estatísticas avaliam a confiabilidade dos carros a longo prazo, como o relatório TÜV (empresa independente especializada em certificação) de 2016, no qual o Porsche 911 foi classificado como o modelo com o menor número de defeitos em três categorias: até sete, nove e onze anos de uso.
A tradição esportiva é outra influência para o padrão de qualidade da marca. “Todo atleta mede seu desempenho competindo com seus concorrentes e é pensando assim que construímos nossos carros esportivos. Cada funcionário está ciente desse desafio, seja no projeto, na linha de montagem ou em nossos centros de qualidade e análise. É um grande incentivo lidar com esse desafio todos os dias”, afirma Albrecht Reimold. “Na Porsche, a qualidade é o resultado do trabalho intenso, impulsionado pela paixão de fazer o carro perfeito em todas as suas fases e aspectos.”