Toyota Corolla ganha nota máxima no teste de segurança
Toyota Corolla é o sedã médio mais seguro à venda na América Latina, não só para os ocupantes mas também para os pedestres

O Toyota Corolla já era reconhecido como um carro seguro há tempos. Mesmo assim, se alguém ainda tinha alguma dúvida, pode esquecer. O sedã médio mais vendido do Brasil – e produzido na fábrica de Indaiatuba (SP) – foi avaliado novamente pelo Latin NCAP (sigla em inglês para Programa de Avaliação de Carros Novos) e obteve a nota máxima mais uma vez. O detalhe importante é que, se antes o resultado se referia à proteção de passageiros adultos, agora as cinco estrelas também valem para a segurança de crianças que viajam no banco traseiro.
Em sua avaliação mais recente, o Toyota Corolla brasileiro passou por avaliações de colisão frontal, lateral contra barreira móvel e lateral contra poste, tendo se saído muito bem em todas as provas. A novidade ficou por conta do teste de proteção aos pedestres, no qual o três-volumes nacional recebeu premiação especial da entidade de segurança, já que conseguiu o melhor resultado na avaliação.
A nota obtida pelo Corolla na avaliação do Latin NCAP é o reconhecimento do trabalho árduo dos engenheiros e projetistas da Toyota, que concentraram suas atenções no quesito segurança ao desenvolver a atual geração do sedã médio campeão de vendas no Brasil. Para ter ideia, todas as versões do Corolla contam com Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC) e Assistente de Subida (HAC). O modelo ainda traz, de série, airbags para os joelhos do motorista e do tipo cortina – itens normalmente encontrados somente em veículos mais caros.
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O Toyota Corolla ainda pode contar com outros importantes dispositivos de segurança, como sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis no banco traseiro, travamento automático das portas a partir de 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força, luzes de frenagem de emergência automáticas, sensores crepuscular e de chuva, entre outros.
Toyota Corolla foi projetado para ser seguro
Para um automóvel ser seguro de verdade, não basta apenas ter equipamentos de proteção, ele deve ser projetado para garantir a segurança dos ocupantes desde o início de seu projeto. É o que ocorre com o Toyota Corolla, que possui carroceria mais rígida graças à utilização de aços especiais em sua construção, além de contar com reforços estruturais estrategicamente instalados. Tudo isso garante maior resistência às torções, resultando em uma estabilidade direcional aprimorada, além de mais conforto e, claro, segurança aos ocupantes.
Mas essa maior resistência da estrutura do Corolla às torções é combinada com zonas de deformação programada, projetadas para absorver a energia de eventuais colisões, distribuindo-a pelo restante da carroceria, preservando, assim, o corpo dos passageiros dos efeitos do impacto, o que se traduz em maior segurança. Tudo isso, como se pode imaginar, é conseguido por meio de muita pesquisa e desenvolvimento, num trabalho árduo – mas recompensador – dos projetistas da fabricante japonesa.
Estrutura reforçada e com pontos de deformação programada, carroceria desenhada para oferecer maior proteção aos pedestres, sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorista), luzes de condução diurna, controles eletrônicos de estabilidade (VSC) e de tração (TRC), faróis com acendimento automático, alerta para uso dos cintos de segurança, barras de proteção lateral no interior das portas, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, assistente de arranque em subida (HAC), sensor de corte de combustível, fixação de cadeiras infantis Isofix no banco traseiro, sensor de chuva, trava de segurança nas portas traseiras e vidros com acionamento elétrico com sistema antiesmagamento são equipamentos disponíveis que contribuem para que o Toyota Corolla seja o sedã médio mais seguro à venda na América Latina.