Toyota Corolla tem qualidade, durabilidade e segurança como nenhum outro
Toyota Corolla é bem construído, possui confiabilidade reconhecida e foi aprovado nos mais rigorosos testes de segurança

Não resta a menor dúvida que o Toyota Corolla é um dos automóveis mais bem-sucedidos na história da indústria automotiva brasileira. Mas qual é o segredo de tanto sucesso? O que faz tanta gente escolher o modelo, que é o sedã médio mais vendido do Brasil com enorme vantagem sobre os concorrentes? Será o seu design moderno, o elevado padrão de acabamento ou o conforto oferecido aos ocupantes?
Todas essas qualidades do Corolla ajudam a explicar a sua ótima aceitação junto ao público, porém, existem outras razões que fazem toda a diferença na hora da compra. Uma delas é a qualidade construtiva do modelo, a começar pela carroceria, que utiliza aços especiais de alta resistência e tem diversos reforços em pontos estratégicos. Esse cuidado resulta em um automóvel mais seguro e confortável, pois a estrutura oferece maior proteção aos ocupantes e também é mais firme, evitando vibrações e ruídos indesejáveis. Além disso, também contribui para a reconhecida durabilidade do sedã médio.
O cuidado da Toyota na fabricação do Corolla vai além. A unidade de Indaiatuba (SP), onde o modelo é produzido, é reconhecida como uma das mais eficientes da empresa ao redor do planeta, e mesmo assim continua na busca incessante para construir carros cada vez melhores, o principal objetivo da companhia em todo o mundo.
Não é à toa que a montadora mantém uma pista de testes ao lado da fábrica, o que permite aos engenheiros, projetistas e técnicos realizarem avaliações constantes para aprimorar o veículo. Com 1.000 metros de extensão e 4,2 metros de largura, o circuito dispõe de diversos equipamentos e pode receber vários tipos de ensaio. Tudo para garantir e manter a qualidade do Corolla.
A preocupação com a qualidade não se limita à carroceria do Corolla. A suspensão foi desenvolvida exclusivamente pelos engenheiros brasileiros, e sua calibração proporciona o equilíbrio perfeito entre conforto e estabilidade. O mesmo vale para o sistema de direção, concebido para satisfazer o exigente motorista brasileiro, com respostas mais rápidas e o ângulo do volante em posição esportiva.
Todo esse cuidado na produção explica a durabilidade do Corolla. Afinal, é uma cena comum modelos de diversos anos passeando nas ruas (e a maioria, vale dizer, em boas condições). É por isso também que o sedã médio da Toyota é tão valorizado no mercado de seminovos. Tanto que, entre tantos prêmios recebidos, o Corolla foi considerado o Maior Valor de Revenda 2017 em sua categoria.
Corolla é o sedã médio mais seguro da América Latina
Um sedã médio é, por definição, um automóvel pensado para o uso familiar e executivo, e o Toyota Corolla é assim. Por isso mesmo, a segurança é outra de suas principais características. A estrutura resistente a torções e com zonas de deformação (que absorvem a energia de impactos) e o desenho frontal foram criados para oferecer mais proteção a pedestres. Além disso, o modelo conta com uma série de itens que contribuem para preservar a integridade de quem está a bordo.
Controles eletrônicos de estabilidade (VSC) e de tração (TRC) são fundamentais para ajudar a evitar acidentes. Mesmo assim, o Corolla possui nada menos que sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorista), além de luzes de condução diurna de LEDs, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, assistente de arranque em subidas (HAC), fixação de cadeiras infantis tipo Isofix no banco traseiro, travamento automático das portas a partir de 20 km/h, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, sensor de corte de combustível e luzes de frenagem automáticas.
O maior reconhecimento do elevado nível de segurança do Toyota Corolla foi o teste do renomado Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos, em inglês), no qual o modelo produzido no Brasil obteve a nota máxima (cinco estrelas), repetindo o resultado alcançado anteriormente.
A novidade desta vez é que, além da proteção oferecida aos ocupantes, o sedã médio mais vendido do país foi reconhecido pela segurança proporcionada aos pedestres. Detalhe importante: foi a primeira vez que um automóvel fabricado no Brasil conseguiu o melhor resultado nessa avaliação.
O Latin NCAP é famoso por seus critérios rigorosos em testes de segurança. O Toyota Corolla brasileiro foi submetido a crash-tests para avaliar os resultados em colisão frontal, colisão lateral contra barreira móvel, colisão lateral contra poste, proteção a pedestres e teste do controle de estabilidade. Somente depois de todas essas avaliações é que o sedã médio campeão de vendas no país recebeu a nota máxima, tanto para passageiros adultos quanto para crianças (em cadeirinhas) no banco traseiro e pedestres. Um feito histórico não só para a Toyota, mas também para a indústria automotiva brasileira.
Saiba mais visitando www.toyota.com.br