Voltar

VW T-Cross tem foco em segurança

Inovador, o T-Cross se destaca pela segurança e oferece controle eletrônico de estabilidade como item de série em todas as versões

Você já sabe que o T-Cross – novidade que a Volkswagen está preparando para lançar em breve – vai revolucionar a categoria de SUVs. O modelo se tornará a nova referência no segmento, e para isso vai se apoiar em quatro pilares: prático, cool, seguro e intuitivo. Veja como ele vai oferecer mais segurança aos seus ocupantes.

 

A construção do T-Cross segue a Estratégia Modular MQB, uma das mais avançadas do mundo e que permite compartilhar a plataforma com outros veículos da marca. O mais importante, porém, é que essa base também faz com que o novo SUV seja um automóvel muito seguro, graças à ampla utilização de aços de ultra-alta resistência e conformados a quente. A adoção desse material e dos novos processos construtivos resulta em uma estrutura bem mais leve, mas que apresenta elevado nível de resistência às torções. Na prática, isso significa uma estrutura resistente e com elevado nível de segurança.

 

Além da base sólida, o VW T-Cross impressiona pelos equipamentos disponíveis, como os seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), a fixação de cadeirinhas infantis padrão Isofix e Top Tether no banco traseiro e o detector de fadiga, sistema que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os primeiros minutos ao volante. Se o equipamento identificar mudanças no comportamento do condutor, um alerta é disparado, sugerindo pausa na viagem. Caso o motorista ignore a mensagem, o alarme sonoro continuará soando, junto com a mensagem no quadro de instrumentos.

 

No caso de um eventual acidente, o SUV também vai atuar para minimizar as consequências com o sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que freia automaticamente o veículo em caso de colisões. Esse sistema contribui para evitar choques posteriores com outros veículos ou objetos devido à perda de controle do automóvel.

 

T-CROSS TEM CONTROLE DE ESTABILIDADE
COMO ITEM DE SÉRIE

 

A principal atração do T-Cross em termos de segurança é o moderno controle eletrônico de estabilidade (ESC), que identifica – por meio de sensores – uma possível situação de perda de controle do veículo. Ao entrar em ação, ele reduz o torque do motor, freando uma ou todas as rodas até permitir que o motorista retome à condição de estabilidade.

 

Esse importante equipamento de segurança está presente em todas as versões do T-Cross como item de série e traz uma série de programas de assistência ao condutor integrados, como o Assistente de Partida em Rampas (HHC), que “segura” o carro em aclives, facilitando a saída em subidas. Há também o Assistente de Frenagem de Emergência (HBA), que identifica uma frenagem emergencial por meio da velocidade do acionamento e da pressão aplicada no pedal e ajusta a atuação dos freios automaticamente para estancar o carro na menor distância possível.

 

Já o Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDS) é especialmente útil quando se trafega sobre pisos com baixa aderência. O sistema identifica e freia a roda que está com menor tração, transferindo a força do motor para a roda que estiver com maior contato com o piso, facilitando a saída de atoleiros, por exemplo. Esse sistema é automático e não precisa ser acionado manualmente. Além disso, atua em velocidades de até 80 km/h, garantindo mais estabilidade e segurança sobre asfalto molhado.

 

Outra função disponível no SUV é a XDS+, que atua de forma integrada ao controle de estabilidade e proporciona melhor comportamento dinâmico em curvas, diminuindo a necessidade de o condutor mover o volante. Ou seja, caso o sistema detecte que o carro está derrapando em uma curva, a central eletrônica entra em ação freando as rodas do lado de dentro da curva e transferindo mais torque para as rodas externas. A ação corrige a trajetória do veículo em milissegundos. E o melhor: esse dispositivo funciona automaticamente e sobre pisos de qualquer condição.

 

Por fim, o ESC conta ainda com o Monitor de Pressão dos pneus (RKA+), que verifica constantemente a pressão dos pneus. Manter a calibragem correta contribui para a segurança e para o conforto, além de garantir maior vida útil dos pneus, menor consumo de combustível e de emissão de poluentes.

 

As luzes de conversão estática são outro destaque de segurança disponível no T-Cross. Sempre que o carro estiver trafegando em velocidades inferiores a 40 km/h e a seta for acionada, o farol de neblina do lado para o qual o veículo vai virar se acende automaticamente, proporcionando maior visibilidade ao motorista.

 

Os freios são a disco nas quatro rodas, com 276 mm de diâmetro no eixo dianteiro e 230 mm nas rodas traseiras. Já os pneus serão do tipo verde, com baixa resistência ao rolamento, reduzindo o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes, sem comprometer o desempenho.

Os comentários estão desativados.