Yamaha YZ é referência de tecnologia no motocross
Mudanças profundas deixam as motos da linha YZ, da Yamaha, ainda mais desejadas para motocross e provas de enduro

A Yamaha não poupou esforços ao planejar algumas atualizações em sua clássica e extensa linha YZ. Desde os modelos de cross country e enduro, como as 250X, 250FX e YZ 450 FX, às implacáveis YZ 250, YZ 250F, YZ 450F e a valente dois tempos 85LW, voltadas para o motocross, todas passaram por mudanças que as deixaram ainda mais atraentes.
Os modelo 250F e 450F oferecem uma grande quantidade de tecnologia e itens de série importantíssimos para pilotos iniciantes e profissionais. São motos preparadas para entregar tudo o que um piloto de motocross precisa: agilidade, tecnologia, segurança e, claro, muito motor.
Com títulos de peso como o AMA Supercross e o AMA Motocross, além do Mundial Feminino de Motocross, a Yamaha YZ250F, por exemplo, traz novo motor, agora mais leve e potente e conta com cilindro verticalizado, o que significa diminuição na fricção das peças e uma nova potência, maior que a versão anterior.
O corpo do acelerador é um Mikuni de 44 mm com bico injetor Denso de 12 orifícios e a vela de ignição agora é de duplo eletrodo. Esse conjunto também é inédito na versão de 250 cc da família. Há mudanças no cabeçote, que passa a usar comando de válvulas e diâmetro reformulados. Seu pistão está mais leve e resistente, com aumento na taxa de compressão para 13,8:1.
Assim como sua irmã maior YZ450F, a YZ250F também ganhou um banho de tecnologias. O primeiro ponto é a partida elétrica que permite ao piloto dar vida ao motor com apenas um toque, encerrando a era do pedal de partida. Para isso, a Yamaha mexeu na bateria e instalou um equipamento de íon-lítio com maior tempo de duração.
Essa moto também sai de fábrica com o sistema Power Tuner Yamaha para ajustes de performance no motor. Com ele é possível controlar toda a parte de mapeamento da ignição e mistura de combustível pelo celular. Uma facilidade incrível para adequar sua moto aos diferentes tipos de pista e competição.
Para completar o pacote, o sistema oferece uma espécie de memória com dois tipos de pré-preparação, que podem ser acionados dentro da pista, por meio de um seletor de mapas na manopla esquerda.
Para quebrar recordes
Com suspensão KYB totalmente ajustável, de garfo invertido na dianteira e 310 mm de curso (e traseira monocross de 317 mm com ajuste completo) e um estilo totalmente autêntico que inspira qualquer piloto a acelerar forte, a YZ250F chega ao Brasil como uma das principais escolhas para quem quer quebrar seus próprios recordes.
As motos da linha X também são repletas de atributos pensados para levar o piloto à melhor e mais intensa experiência fora de estrada. A YZ 450FX compartilha o cilindro invertido da 450F, além do chassi de alumínio de berço duplo (também presente nas outras duas opções de 250 cc) e suspensão totalmente ajustável. Força e agilidade são marcas registradas dessa linha, adjetivos que também podem ser empregados para a 250X e 250FX.
Vale ressaltar a diferença entre as duas motos. A 250X usa motor monocilíndrico, dois tempos e alimentação por carburador. Já a versão FX apresenta um bloco de quatro tempos e quatro válvulas. Sua injeção é eletrônica, usando bico Keihin de 44 mm.