Ayrton Senna e a paixão por automóveis

Crédito: Honda NSX (Foto: Sergio Castro/Estadão)

 

ATUALIZADO EM 1º DE MAIO DE 2017

 

Continua depois do anúncio

No início de 1994, Senna reuniu a imprensa automotiva no Autódromo de Interlagos para anunciar que traria a marca Audi ao Brasil. A marca veio e fez sucesso, ficando até 2005 sob o comando do irmão do piloto, Leonardo Senna. Depois, a matriz assumiu a operação.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Senna seria o embaixador da Audi no Brasil, mas não teve tempo de desfrutar desse status. Em 1º de maio, antes do lançamento oficial da marca no País, ele sofreu um acidente fatal em Ímola, na Itália.


Ser representante da Audi, porém, foi só o ponto mais alto da paixão de Ayrton Senna por automóveis. Mais que guiar nas pistas, ele era também apaixonado por carros de rua.

 


Audi S4 Avant ainda é mantida pela família de Senna (Foto: Claudio Teixeira/Estadão)

 

Dois modelos que pertenceram a ele, aliás, são guardados até hoje por sua família em São Paulo. Um deles é a perua S4, com a qual Senna rodou com jornalistas em Interlagos para apresentar a Audi.

Esse S4 é frequentemente exposto pelo Brasil. Uma das últimas aparições foi em agosto de 2014, no Audi Lounge, na Rua Oscar Freire, em São Paulo.


O outro é um de seus exemplares do Honda NSX, carro que ajudou a desenvolver. Ele tinha dois: o preto está em São Paulo e é guardado como relíquia pelos Senna. O outro, vermelho, ficava em Algarve, Portugal, e aparece no documentário “Senna” (foto abaixo), de Asif Capadia.

 


(Foto: Universal)

 

Entre os carros de rua que Senna já teve, o destaque é o Escort XR3. O modelo “esportivo” era o sonho da juventude da geração do piloto. Quando Ayrton foi proprietário de um desses Ford, ele ainda estava no início de sua carreira na Fórmula 1.

Antes disso, quando ainda era piloto da Fórmula 3, Senna foi garoto propaganda de outro grande clássico brasileiro, o Corcel II (abaixo).


 

Já famoso, Senna foi proprietário de diversos veículos. Entre os destaques, ele teve um Mercedes-Benz 190E e um Porsche Carrera Cabrio de 1987.


 

GALERIA: OS CARROS E MOTOS MAIS DESEJADOS DOS ANOS 80

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio