Carros novos que parecem velhos

Eles fazem o caminho inverso

Nada novo Crédito: Mobi não trouxe inovação ante o Uno (Foto: Rafael Arbex/Estadão)

No mundo, a indústria está mudando rapidamente. Esse fenômeno faz com que carros novos, ao chegarem às lojas, façam rivais lançados um ano antes parecerem velhos.

LEIA TAMBÉM

Porém, de vez em quando ocorre o contrário. Principalmente no Brasil. Há alguns carros novos que, lançados, já chegam parecendo velhos.

Continua depois do anúncio

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

 


Isso ocorre por diversos fatores. Um visual externo mal sucedido, ou conservador demais, pode fazer o lançamento parecer velho. Mas acredito a cabine e o conteúdo de tecnologia (no caso, a falta dele) são os fatores que mais “envelhecem” um carro recém-lançado.

Nos últimos anos, eu consigo me lembrar de três exemplos de carros novos que parecem velhos. Há um SUV, um subcompacto e um que tem versões hatch e sedã.

Para chegar a essa lista, não considerei reestilizações e novas reestilizações. Há apenas modelos realmente novos.


VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS NA PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO

Veja mais: detalhes da galeria

Carros novos que não inovaram

Vamos começar pelo mais recente? A linha Yaris. É bem nítido que o carro trouxe menos soluções tecnológicas que seus dois principais concorrentes, a dupla Polo/Virtus e Argo/Cronos.

Isso mesmo chegando depois. Geralmente, quem chega depois inova. Até porque tem mais chance de inovar. É a lógica da qual falamos no primeiro parágrafo. A linha Yaris fez o caminho inverso.


Um exemplo simples: a central multimídia não traz Android Auto e Apple CarPlay. Aliás, a versão de entrada nem traz o sistema de entretenimento (quem quiser, instala como acessório, na concessionária).

Também acessório de concessionária é o DRL. Até o Honda City, um concorrente já bastante cansado, tem DRL de série.

Essa comparação com o Honda City realizada em uma análise que publicamos há muito tempo, aliás, foi o que mais ajudou a mostrar que o Yaris chegou sem inovar (veja aqui).


O modelo da Toyota tem muito em comum com o City muita coisa. E uma lista de equipamentos um pouco menos completa. Para parecer inovador, ele precisaria se aproximar do novo Virtus, não do velho modelo da Honda.

Carros novos iguais os velhos (ou piores)

Outros carros novos que parecem velhos lançados nos últimos anos são o Captur e o Mobi. Aqui, a razão é semelhante: eles não conseguiram inovar nem em relação a seus “irmãos”.

O Captur divide plataforma com o Duster. Porém, em relação ao veterano, o única inovação que trouxe foi o visual, mais bonito que o do SUV mais velho. De resto, eles são praticamente a mesma coisa, da cabine à mecânica.


No caso do Mobi, ele não trouxe nenhuma evolução ante o Uno. Era para ser um carrinho de estilo. Essa foi a mensagem da Fiat quando o lançou.

Porém, o Mobi se mostrou um Uno sem porta-malas, com acabamento pior e visualmente menos atraente. E, para piorar, deixou o Uno mais caro.

 


Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio