Carros que ‘respiram por aparelhos’

Lista envolve não apenas carros, como Fiat Uno e Ford Fiesta Sedan, mas também segmentos inteiros

Verificar o estado de conservação do carro é essencial; usado deve passar por avaliação técnica e perícia Crédito: Sergio Castro/Estadão

Há alguns modelos no mercado que vêm apresentando vendas baixas demais. Dá para dizer que, em emplacamentos, eles têm “respirado por aparelhos”. Um dos casos mais notáveis e recentes dessa lista é o Fiat Uno, que perdeu muito com a chegada do Mobi.

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Ainda no segmento de compactos, há outros exemplos, e com situação ainda mais grave. Entre eles estão o Ford Fiesta Sedan e o Kia Picanto.

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Mas não só apenas alguns carros que “respiram por aparelhos”. Há também segmentos inteiros em situação semelhante. Nesse grupo, os casos mais notáveis são os das peruas e dos hatches médios.

 

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Os sedãs médios, com três exceções, estão indo pelo mesmo caminho. Essas três categorias são as principais vítimas da proliferação dos SUVs compactos.

Veja, abaixo, os carros e segmentos que “respiram por aparelhos”.


 

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS NOS QUATRO PRIMEIROS MESES DE 2018

Veja mais: detalhes da galeria

 


Fiat Uno

O Fiat Uno é o caso mais notável do segmento de hatches compactos por duas razões. A primeira é que sua entrada no grupo dos carros que “respiram por aparelhos” é recente.

Além disso, ele é um dos modelos mais tradicionais do Brasil. Até pouco tempo atrás, o Fiat Uno tinha “cadeira cativa” na lista dos dez mais emplacados do País.

Em 2018, porém, o Fiat Uno é apenas o 50º carro mais vendido do Brasil. Com preço inicial de R$ 44.290 (e promocionais R$ 39.990, anunciados no site da Fiat), teve apenas 3.629 emplacamentos nos quatro primeiros meses do ano.


Pode até parecer muito, na comparação com outros segmentos. Mas não é, quando se toma como base outros hatches compactos.

O líder de vendas, Onix, somou 58.390 unidades vendidas neste ano. O Ka, terceiro colocado, tem 32.790 emplacamentos (veja lista dos mais comercializados na galeria acima).

Até o Volkswagen Up!, que não passa por um bom momento (e é rival direto do Fiat Uno), está indo melhor. Ele teve 6.558 unidades emplacadas em 2019.


A chegada do Mobi ajudou a “derrubar” o Uno. Os dois modelos são muito semelhantes e, quando lançou o novato, a Fiat acabou reposicionando o veterano para cima.

O Fiat Uno passou a custar mais, para se distanciar do Mobi. Para comparação, o novato custa R$ 34.940 iniciais.

Essa diferença, de quase R$ 10 mil, não se justifica. O cliente acaba levando o Mobi, que somou mais de 16 mil unidades vendidas neste ano.


Outros compactos

Ainda no segmento de hatches, o March não está indo muito bem (mas ainda assim, se dá melhor que o Uno). Ele somou 4.700 emplacamentos neste ano.

A situação mais crítica, no entanto, é a do Kia Picanto. O modelo somou apenas 115 emplacamentos no acumulado de 2018. Seria o fim do carro no Brasil?

Não acredito. A Kia, que andou meio “apagadinha” no mercado por causa das regras do regime automotivo Inovar-Auto, promete uma ofensiva de vendas a partir deste ano. O Picanto, seu carro de entrada, tem chances de se reerguer. Porém, por ora, é o hatch que mais “respira por aparelhos”.


Já entre os sedãs compactos, é o Fiesta que está nesse grupo. O carro trazido do México chegou a ter a importação interrompida por um breve período.

Porém, ainda no ano passado, voltou, mas sem muito sucesso. No acumulado de 2018, somou apenas 708 emplacamentos.

Hatches médios e peruas

Entre os hatches médios, o Cruze Sport6 ainda consegue ir um pouco melhor, com 2.054 emplacamentos neste ano. É uma boa vantagem ante o Golf (1.129) e quase o dobro do obtido pelo Focus (1.094). O 308 teve só 180 emplacamentos no período.


Ainda assim, o número do Cruze é bem inferior ao de um dos SUVs compactos menos vendidos, o Peugeot 2008, que somou 2.853 emplacamentos neste ano.

Parece um caminho sem volta: os SUVs compactos tiraram mesmo o espaço dos hatches médios no mercado brasileiro. Há poucos modelos do segmento,  e os que existem vendem pouco (veja detalhes aqui).

Essa realidade não é só do Brasil. A Ford, por exemplo, está abandonando os hatches nos EUA. Vai priorizar SUVs e picapes.


Os SUVs compactos também já haviam “derrubado” as peruas. As que restaram não vendem nada. Entre as compactas, a SpaceFox tem 1.683 emplacamentos em 2018. A situação da Weekend é ainda pior: 833 unidades vendidas.

Essas peruas vão sair de linha? Suas montadoras não confirmam essa informação. De todo modo, não há previsão de investimento em atualizações para elas.

Sedãs médios

Sim, até eles estão perdendo espaço para os SUVs compactos. Três ainda vendem bem. No caso do Corolla, muito bem. O Toyota já somou 19.413 emplacamentos neste ano.


Os outros dois são o Civic, com 8.417 unidades vendidas, e o Cruze, com 6.680. Os demais “respiram por aparelhos” no mercado.

O Jetta tem 1.687 emplacamentos e o Focus, 1.523. O Sentra soma 1.274, o Cerato, 1.203 e o C4 Lounge, 1.190. As situações de Lancer e 408 são ainda piores: 413 emplacamentos para o Mitsubishi e 260 para o Peugeot.

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