No cenário de caos, só uma marca de luxo cresce no Brasil

Enquanto vendas do mercado de luxo continuam em grande queda, Porsche registra altos índices de crescimento

 

O ano de 2016 foi crítico para as marcas de luxo, pois as quedas nas vendas foram amplas. Isso porque, em 2015, enquanto o mercado de carros já estava em uma grave crise, Audi, BMW, Mercedes-Benz e cia pareciam estar imunes aos efeitos da inconstante economia: cresciam sem limites.

Continua depois do anúncio

(No Instagram: @primeiroclasse_estadao)

Ao fim de 2016, porém, uma marca parecia estar revivendo o que as demais fizeram em 2015: a Porsche. A montadora cresceu 38% no ano passado. E este ano, o avanço está em cerca de 25%.

O número é muito alto mesmo para o mercado de luxo. No primeiro trimestre, as principais marcas desse segmento mostraram algum sinal de recuperação, reduzindo os índices de queda registrados em 2015 – que, em alguns casos, superaram os 50%. Ainda assim, nenhuma tem crescimento sustentável.


Só a Mercedes-Benz, do grupo das cinco maiores marcas premiu, não está registrando quedas. As vendas da marca no primeiro trimestre de 2016, de 2.365 unidades, são iguais à do mesmo período de 2015.

As vendas da Audi, no mesmo período de comparação, caíram 39% e as da BMW, 16%. A Land Rover registrou queda de 33,1% nos emplacamentos e a Volvo, de 12,7%.

Mas o que levou a Porsche a nada no sentido oposto? Foi o início da operação no Brasil com subsidiária própria, no fim de 2015. Antes, a marca era representada aqui pela importadora Stuttgart.


Na prática, o início da operação brasileira resultou em três fatos importantes: crescimento da rede de concessionárias (seis para nove), inauguração de um centro de peças e ofensiva de produtos.

Um dos grandes responsáveis pelo aumento nas vendas da Porsche foi o 718 Boxster (foto acima), lançado no ano passado. Além disso, os emplacamentos do Cayenne registraram grande crescimento, segundo a montadora.

 


 

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio