Novo Tiguan vai abalar estruturas do segmento

Entenda por que o novo Tiguan, que chega em abril com sete lugares, pode se dar muito bem

Novo Tiguan Crédito: Modelo Allspace, com carroceria de sete lugares, foi flagrado em São Paulo (Foto: Ricardo Teixeira)

A chegada do novo Tiguan, da Volkswagen, ao Brasil está confirmada. Ela ocorrerá no mês que vem. E o modelo virá com a meta de abalar as estruturas do segmento de SUVs médios.

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São diversos os trunfos do novo Tiguan: preços, bons motores e, principalmente, versão de sete lugares.

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O novo Tiguan terá dois motores turbo. O 1.4 gera 150 cv e o 2.0, 180 cv.

 

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A versão 1.4 do novo Tiguan terá carroceria de cinco ou sete lugares. Para o 2.0, por ora, o blog ainda não conseguiu apurar se haverá uma ou duas opções de carroceria.

O câmbio será sempre o automatizado de duas embreagens DSG.


Feito no México, o carro terá preços “espelhados” no do Compass (líder do segmento). 1.4 turbo de cinco lugares por cerca de R$ 110 mil (faixa inicial do Jeep)? “Sim, este é um bom caminho para se apostar”, disse uma fonte ao blog.

Por que a Volkswagen conseguirá posicionar o novo Tiguan nesta faixa? Porque ele virá do México, ao contrário da geração anterior, que era alemã.

Os carros mexicanos não recolhem imposto de importação (35%) no Brasil.


O novo Tiguan é o primeiro SUV da plataforma MQB a ser vendido no País. Até 2020, chegarão outros dois modelos, feitos aqui e na Argentina. São eles o compacto T-Cross e o médio Tharu.

FÓRMULA DO SUCESSO

O novo Tiguan vai abalar as estruturas do mercado por uma série de fatores. O carro sempre foi muito desejado pelos brasileiros, e também teve seus bons tempos no ranking de vendas.


Nos últimos tempos, ele parou de vender bem. A atual geração já está envelhecida, e já havia uma nova disponível lá fora (com chegada ao Brasil confirmada).

O Tiguan, porém, nunca deixou de ser um SUV desejado. E, com os bons preços que ele deverá ter, pode ser uma boa ameaça aos outros SUVs médios.

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Além disso, ter sete lugares (como o modelo fotografado, em São Paulo, pelo Ricardo Teixeira) é um tiro certeiro.


Já escrevi anteriormente aqui no blog: a demanda por SUVs de sete lugares é grande. A oferta, no entanto, é escassa.

O CR-V, que já tem essa opção na Ásia, e em breve a terá na Europa, tinha tudo para ser o SUV de sete lugares que o brasileiro quer. Porém, ele chega em abril, e a Honda optou por trazer apenas, dos EUA, a versão de cinco lugares.
Sobre o novo CR-V, falaremos mais em breve.

Hoje, são poucos os modelos de sete lugares abaixo de R$ 200 mil. Nesse grupo, há o Mitsubishi Outlander, o Toyota Hilux SW4 e o Dodge Journey.


E, agora, o novo Tiguan. O modelo, com diversidade de motores e carrocerias, vem com tudo o que o brasileiro quer. Agora é esperar pelo preço fechado, para saber se as filas de espera serão grandes ou pequenas.

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