Onix Plus já está encurralando Prisma e Virtus

Onix Plus já estreia com grande chance de brigar pela vice-liderança do segmento

Onix Plus Crédito: Chevrolet/Divulgação

Tem sido interessante acompanhar a trajetória do Chevrolet Onix Plus, sucessor do Prisma, nesses primeiros dias de trajetória. As vendas do novo modelo estão a todo vapor, e o ritmo é tão impressionante que a maior parte da concorrência já ficou para trás.

HB20S, Versa, Logan, Cronos e os sedãs Etios e Yaris fazem parte da lista de modelos que o Onix Plus superou em dez dias corridos de mercado – e oito de emplacamentos. Da próxima vítima, o Chevrolet já está encostado.

 

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Trata-se de seu irmão, Prisma. O modelo foi mantido em linha na versão Joy, com carroceria antiga. Além disso, ainda há em estoque algumas unidades das versões que saíram de linha, em promoção.

Ainda assim, de 1º a 10 de outubro o Onix Plus registrou 1.422 exemplares vendidos, ante os 1.450 do Prisma. Essa diferença, de 28 unidades, é praticamente um empate técnica em um segmento com volume alto, como o de sedãs compactos.

 


Disparada do Onix Plus

Entre os dias 1º e 7º de outubro, o Onix Plus estava na 20ª posição do ranking de vendas de carros de passeio. Três dias mais tarde, ele passou a ocupar o 16º lugar.

O ganho de quatro posições mostra que o ritmo de emplacamentos está em disparada. Se conseguir manter esse volume nos próximos 20 dias corridos do mês, o Chevrolet tem grandes chances de brigar pela segunda posição do segmento de sedãs compactos.

 


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Se isso ocorrer, será um feito e tanto, pois estamos falando de um carro que está em seu primeiro mês de vendas. Para conseguir a proeza, o primeiro passo é superar o Prisma.


Em minha análise, essa missão já está cumprida. A ultrapassagem deve ser consolidada na próxima semana.  Isso porque o ritmo de emplacamentos do Onix Plus é muito mais alto que o do “irmão”.

Após o Prisma, o próximo passo será o Volkswagen Virtus.

 


 

Virtus é o próximo desafio

Dia a dia, o Onix Plus vem se aproximando também do veterano Volkswagen. De 1º a 10 de outubro, ficou bem próximo: apenas 130 unidades atrás.


Embora esse número não configure empate técnico, como no caso do Prisma, não é também uma vantagem representativa nesse segmento. Dá para descontar tranquilamente nos 20 dias que vêm aí.

De 1º a 10 de outubro, o Virtus somou 1.552 exemplares emplacados.

Minha aposta: a ultrapassagem sobre o Virtus não está garantida, mas é bastante provável. É preciso observar o que ocorrerá com os emplacamentos nos próximos dias, mas o Onix Plus dá dicas de que pode conseguir essa vice-liderança na estreia.


 

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Novo líder com folga

Com as mudanças no segmento (além da chegada do Onix Plus, o HB20S passou por grande renovação), o Ka Sedan vem conseguindo uma posição confortável. É o líder com certa folga da categoria neste mês de outubro.

Entre os dias 1º e 10 deste mês, o modelo da Ford somou 1.834 emplacamentos. É uma vantagem de quase 300 unidades para o Virtus, por enquanto vice-líder.


 

Ford Ka Sedan (Foto: Werther Santana/Estadão)

 


Se estivéssemos analisando um segmento com volume um pouco menor, essas 300 unidades poderiam ser a garantia de vitória do Ka Sedan. Mas, entre os sedãs compactos, a aposta mais sensata é que essa briga pela liderança ainda não foi decidida.

Será que o Onix Plus consegue entrar nela? Essa missão eu já considero mais improvável, embora não impossível.

 


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