O Salão de Genebra, na Suíça, termina neste domingo (13) com muitas estreias no segmento de utilitários compactos e de superesportivos. Mas os fãs de antigos que visitarem o Palexpo, onde ocorre a mostra, não vão se decepcionar: diversas marcas expõem modelos clássicos em seus estandes.
Continua depois do anúncio(No Instagram: @blogprimeiraclasse)
Caso da Jeep, com três carros antigos que marcaram época, inclusive para os brasileiros. O CJ, por exemplo, foi feito no Brasil, sob licença, pela Willys Overland. Já o Willys Station Wagon é a geração anterior do veículo que, no País, recebeu o nome de Rural.
Da “irmã” Fiat, a atração clássica é o 124 Spider original, exposto ao lado da releitura do carro – que, para Genebra, ganhou “tratamento” da preparadora Abarth.
A grande estrela, porém, é um dos mais icônicos integrantes da família DB, da Aston Martin. Trata-se do DB5, modelo imortalizado pelo agente James Bond no terceiro filme da franquia, “007 contra Goldfinger”, de 1964. Carro do espião interpretado por Sean Connery, o DB5 está exposto ao lado da estreia da Aston Martin no Salão, o belíssimo DB11.
Há espaço também para os carros de competição. Como no estande da Porsche, onde está exposto o Porsche 718 RS60 Spyder que fez belíssima carreira nas pistas nos anos 50 e 60. Suas atuações incluem a 24 Horas de Le Mans, na França, a Targa Florio, na Itália, e um primeiro lugar na 12 Horas de Sebring.
Já no estande da Honda, o destaque, ao lado do belo NSX, é o RA 272, o carro que a marca usou na temporada de 1965 da Fórmula 1. Este foi o primeiro modelo a vencer uma corrida da categoria, o GP do México. Ao volante, estava o piloto Richie Ginther.
Também de corrida é um protótipo de 1969 que está exposto no estande da Pininfarina, o Sigma Grand Prix.
Para finalizar, tem um clássico de Genebra que não está, de fato, no Salão, mas que eu vi nas ruas da cidade e achei que vale à pena compartilhar. Trata-se de uma belíssima Ferrari Dino que estava em frente ao hotel Four Seasons, um dos mais exclusivos da cidade, um dia antes do primeiro dia de prévia do evento automotivo.